O Ibovespa abriu em queda nesta segunda-feira, em meio a divulgação de dados de atividade no Brasil e na China. Contudo, hoje o mercado financeiro global atua com menos liquidez devido ao feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, onde as Bolsas não abrem.
Dessa forma, o índice de ações brasileiro sofre pressão do recuo do preço do minério de ferro, devido as movimentações na China. Isto é, os investidores seguem atentos a uma possível queda na produção siderúrgica chinesa, visto que o governo do país tentará diminuir a poluição para sediar as Olimpíadas de Inverno. A commodity caiu 1,84% em Qingdao, indo a US$ 125,65.
Contudo, aqui no Brasil os novos dados de atividade são bons. De acordo com o Banco Central, o IBC-Br referente ao mês de novembro avançou 0,69% em relação ao mês imediatamente anterior. Dessa forma, a expansão da atividade econômica no mês veio acima das projeções de analistas consultados pela Refinitiv, que esperavam alta de 0,65%. Ademais, vale destacar que esse foi o primeiro resultado positivo desde o mês de junho. O Banco Central ainda corrigiu o dado de outubro para uma queda de 0,28%, ante leitura de 0,4%.
Além disso, hoje mais um relatório Focus veio ao mercado trazendo as expectativas dos economistas para a economia brasileira. De acordo com o documento, o mercado financeiro espera uma inflação de 5,09% em 2022, após a alta de 10,06% em 2021. Portanto, houve uma elevação ante os 5,03% da semana passada.
Por fim, vale destacar também as perspectivas para o PIB, que apontam para crescimento de apenas 0,29%.
Por volta das 11h03 da manhã desta segunda, o Ibovespa operava em queda de 0,69%. Confira os destaques.