Mais um pregão da bolsa de valores foi aberto hoje, e os investidores estão animados para conferir as novidades e mudanças no mercado de capitais nesta semana. Assim, pensando nisso, nós do Guia do Investidor elaboramos um resumo com os principais destaques do mercado até aqui! Confira agora mais detalhes!
Ibovespa segue no “zero” com receio do mercado
O principal indicador da bolsa de valores brasileira abriu entre altas e baixas nesta segunda-feira, com a continuidade da entrada de fluxo de estrangeiro no país.
Preocupações com a alta inflação global e os apertos monetários dos bancos centrais ao redor do mundo continuariam impactando negativamente o sentimento dos investidores.
O relatório do Banco central não alivia as estimativas, e prevê outra onda de alta na inflação.
A mediana das estimativas para o IPCA deste ano avançou pela décima primeira semana consecutiva no Relatório Focus — para 6,86% neste ano —, apontam os dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (28). O mercado também elevou as projeções para o índice de inflação oficial do Brasil de 2023 e 2024.
Com isso, a expectativa das instituições financeiras para a inflação de 2022 já é quase o dobro da meta do BC, que é de 3,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual (ou seja: a meta será cumprida em 2022 se o IPCA ficar entre 2% a 5%).
As projeções também estão acima do centro da meta nos próximos dois anos. O mercado projeta um IPCA de 3,80% em 2023 (contra uma meta de 3,25% do BC) e de 3,20% em 2024 (contra uma meta de 3,00%).
Altas e baixas
Ademais, o pregão na bolsa de valores abre com destaques para companhias com nomes ligados ao petróleo, como a queda de Petrobras e alta das ações da Gol, diretamente ligado pela recente queda dos valores do Barril em mercado futuro.