O Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), em parceria com a Toluna, revela que o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas evoluiu positivamente, com 1.23%, em março de 2022, tendo como base março de 2021.
Os bancos tiveram aumento de 0.46%, enquanto as plataformas de 1.76%. Itaú (ITUB4) e Modalmais foram os mais bem avaliados nas categorias Bancos e Plataformas, respectivamente. A pesquisa foi realizada entre 4 e 6 de abril, com 500 respostas completas do questionário.
Os bancos apresentaram evolução negativa nos critérios eficiência, disponibilidade, realização e responsabilidade com destaque para disponibilidade com evolução negativa de -3.50%.
As plataformas apresentaram evolução negativa só no critério responsabilidade, com todos os outros com evolução positiva. O destaque fica por conta do critério privacidade com evolução positiva de 3.41%.
A amostra revela que 47.20% (contra 46,82% de fevereiro) dos investidores que indicaram que usam bancos como primeira opção para investimentos, enquanto 52.80% (contra 53,18% de fevereiro) apontaram plataformas como primeira opção.
Os números mostram estabilidade no uso de bancos e plataformas, talvez indicando uma tendência para essa estabilidade. É interessante ressaltar que o Nubank (NUBR33) continua dominando a amostra, com 20% dos respondentes indicando ser ele a primeira opção para operações financeiras. O maior banco, Itaú, responde por aproximadamente 13% da mostra, tendo assumido a posição de banco com maior número de respondentes, anteriormente do Bradesco.
É importante olhar a evolução dos dados no futuro, mas a indicação atual é de prevalência das plataformas como principal caminho para os investidores brasileiros.
Geral
No geral, todos os critérios apresentaram evolução positiva, com exceção de Disponibilidade e Responsabilidade. Privacidade foi o critério com melhor evolução.
Evolução individual
Com um volume maior que 10 respondentes, o Itaú foi o banco mais bem avaliado pelos clientes em março de 2022, seguido pelo Bradesco e Santander.
Mas é interessante ressaltar que em termos de evolução foi também o Itaú que se destacou do lado positivo, com 4.83% de evolução em relação à fevereiro. Já o BB foi o que pior evoluiu, com queda de 5% na sua avaliação.
Nas plataformas, a Modal mais foi a mais bem avaliada, seguida pela Inter e XP. A Clear foi a pior avaliada e a que apresentou a evolução mais negativa com 2.34%. Já Modalmais e BTG foram os melhores em evolução positiva, com 8.21% e 7.20%, respectivamente.