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Intelbras (INTB3) publica relatório de sustentabilidade

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Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 47 anos de história, divulga seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, orientado pelas diretrizes da Global Reporting Initiative(GRI). O material destaca os principais resultados alcançados pela companhia nas áreas ambiental, social e de governança corporativa, referentes ao ano fiscal de 2022. O documento apresentado pela companhia corresponde ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

Em 2022, a empresa alcançou uma série de resultados significativos dentro de iniciativas ambientais, sociais e de governança, mas ressalta que o sucesso vai muito além dos números. Para Altair Silvestri, CEO da Intelbras, no centro de tudo estão as pessoas, e são elas que transformam o esforço em realidade e resultados sólidos.

“Figurar por dezenove anos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil nos enche de orgulho. Esse desempenho positivo é fruto de uma gestão consciente e focada, que tem a eficiência operacional como premissa, o que também norteia nosso plano de expansões orgânica e inorgânica, além de direcionar nosso olhar para o desenvolvimento das pessoas e de nossas relações com clientes e parceiros”, afirma Silvestri.

Confira abaixo um resumo dos resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade:

Gestão ambiental: cuidar do planeta é um compromisso primordial

Os destaques do relatório estão relacionados às práticas e ao compromisso da Intelbras com seus colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo. Na parte ambiental, a principal ênfase foi para a gestão de resíduos sólidos, atividade direcionada a reduzir e dar a correta destinação aos itens gerados no processo industrial ou atividades administrativas da Intelbras. Em 2022, foram recicladas mais de 2 mil toneladas de materiais, volume 9,3% maior do que o ano anterior, englobando papel, papelão, plástico, sucata de ferro, eletroeletrônicos, entre outros.

“Uma parte dos materiais destinados à reciclagem é comprada por parceiros devidamente homologados que atendem à legislação ambiental vigente e, então, inserida no processo de fabricação de outros produtos. O isopor, por exemplo, é coletado por uma empresa que fabrica molduras, rodapés e roda-tetos. Como resultado desse processo, tivemos uma receita de R$ 1.324.856,66. Outra parte desses materiais é diretamente reaproveitada internamente”, comenta Silvestri.

No ano passado, cerca de 53 mil peças foram recuperadas e comercializadas em saldão, representando cerca de 25% dos itens recebidos por meio da logística reversa. Esse processo possibilita que equipamentos eletroeletrônicos sejam direcionados pelo cliente de volta para a empresa no fim de sua vida útil, e os insumos sejam reutilizados na produção de novos produtos, retardando ainda mais o seu descarte final. Todo o processo realizado pela Intelbras é gerido em parceria com a Green Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Além do trabalho de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a Intelbras tem o maior telhado solar da região Sul do Brasil, construído e aplicado na filial de São José/SC, com 4.119 módulos fotovoltaicos de fabricação própria e 100% nacionais. Atualmente, 99% da energia elétrica consumida pela empresa é provida de fontes renováveis. Em 2022, a usina gerou 1.972 megawatts, nível suficiente para abastecer 13% do consumo total da companhia. Com isso, estima-se que novecentas toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

A fim de ampliar ainda mais o consumo de energia limpa em suas operações, a Intelbras instalou painéis solares na recém-inaugurada planta de Tubarão/SC e irá implementá-los também em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM).

Educação como pilar principal de responsabilidade social

A educação é o pilar de responsabilidade social da Intelbras, e representa o ponto central do relacionamento com seus públicos. A companhia realizou grandes investimentos em ações com colaboradores, fornecedores e parceiros, resultando em melhorias diretas na relação com os clientes. Somente em 2022, foram mais de R$ 16 milhões investidos no projeto Intelbras Itec, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Até o presente momento, esse montante proporcionou cerca de 235 mil qualificações, por meio da realização de 761 cursos online e presenciais, com a participação de mais de 50 mil pessoas. Os resultados foram excelentes, alcançando um índice de satisfação dos alunos de 97% com relação aos cursos realizados.

A Academia do Conhecimento Intelbras Itec atua há dezesseis anos oferecendo cursos técnicos, práticos e teóricos de profissionalização, gratuitos e pagos. Todas as ações da academia são direcionadas aos parceiros da companhia, fornecedores, colaboradores e às pessoas que buscam se aprimorar em uma área específica ou obter formação para iniciar uma nova profissão, por exemplo. Há opções de cursos online, que podem ser realizados pelo portal da Academia, e opções de cursos presenciais, que podem ser realizados na matriz da Intelbras, em São José/SC, na filial de Santa Rita do Sapucaí/MG ou nos polos de treinamento localizados nos distribuidores da marca espalhados pelo Brasil.

Atualmente, temos cinco laboratórios e um auditório próprios na Matriz da Intelbras, um laboratório próprio na Filial Santa Rita do Sapucaí, 47 salas Intelbras Itec nos parceiros em todas as regiões do Brasil, duzentos pontos de acesso em distribuidores e dezoito laboratórios criados em parceria com o Senai.

Apoiar o desenvolvimento de comunidades é garantir um futuro mais digno

Contribuímos para o crescimento socioeconômico por meio da democratização da tecnologia, aumento da empregabilidade e desenvolvimento de nossos distribuidores e revendedores, criando um ciclo virtuoso de prosperidade com programas de educação, centrados na Intelbras Itec.

Paralelamente, a empresa desenvolve ações e espaços para que os colaboradores sejam agentes de transformação por meio do programa de voluntariado empresarial Bem te Quer, que completa uma década de existência em 2023.

No ano de 2022, foram dez campanhas realizadas, envolvendo 65 colaboradores voluntários e mais de 1.500 pessoas impactadas pelas ações promovidas no período. Entre as principais, estão campanhas para doação de sangue, doações de presentes para sessenta crianças de creche em São José/SC, além de apoio a entidades de Santa Rita do Sapucaí/MG, como Garotos de Vila, Casa do Caminho, entre outras.

Crescimento orgânico e inorgânico

Além do crescimento por meio de processos de M&A (do inglês Mergers and Acquisitions, fusões e aquisições), a Intelbras prevê um crescimento orgânico a partir de investimento na ampliação de sua capacidade produtiva, estratégia que visa atender à crescente demanda dos consumidores. Em 2022, foram R$ 278 milhões investidos em Capex, sendo R$ 203 milhões em expansão. Esse crescimento foi impulsionado pela inauguração da nova unidade fabril em Tubarão/SC, que ocupa uma área de 15 mil m², onde são produzidos cabos de rede e fibra óptica.

Ainda em 2022, demos início à construção de um centro de distribuição (CT) de 205 mil m² em Santa Catarina. Com o início das operações previsto para o segundo semestre de 2024, o novo CT amplia nossa capacidade de armazenamento em aproximadamente 300%, de 12 mil paletes PBR (padrão brasileiro) para 55 mil.

Uma das estratégias de crescimento da Intelbras é ampliar seus negócios por meio de aquisições de empresas que atuam no desenvolvimento de tecnologia e integração de sistemas, sejam companhias que operam nos setores em que a Intelbras atua, sejam as que estão nos setores em que pretende se desenvolver. O objetivo é complementar ainda mais o portfólio da empresa, otimizar a capacidade produtiva e aumentar o espectro de atuação. 

“Nossa trajetória contempla aquisições estratégicas que contribuíram para o nosso crescimento e fortalecimento do posicionamento de destaque em alguns segmentos do mercado”, complementa Silvestri.

A Intelbras adquiriu a Renovigi em fevereiro de 2022 por R$ 334 milhões. A ação contribui para o crescimento da empresa nesse segmento de alto valor agregado para a sociedade e para o planeta, trazendo ganhos de escala, capacidade de distribuição e negociação com fornecedores importantes.

Perspectivas de constante crescimento para o futuro

Nos três segmentos de negócio da Intelbras – segurança, comunicação e energia –, a empresa visa oportunidades de crescimento mapeadas em seu planejamento estratégico, que contempla o ano de 2023 e uma visão de cinco anos. São oportunidades de curto, médio e longo prazos, que permitirão manter a companhia em um ritmo de crescimento alinhado com seu histórico e entregando cada vez mais valor por meio de soluções completas e integradas para parceiros comerciais e clientes finais.

Com a mudança estrutural realizada em 2022, em que cada segmento de negócio passou a ser gerido por uma superintendência, o objetivo é seguir com mais foco ainda para explorar as potencialidades e aproveitar novas oportunidades e tendências de mercado. No ano passado, a Intelbras ampliou em 37,1% sua receita operacional líquida, com destaque para a performance das ações negociadas na Bolsa de Valores. A empresa é uma das poucas companhias de tecnologia brasileiras que tiveram o valor de seus papéis aumentado após a oferta pública de ações (IPO), chegando a uma valorização de quase 92% ao final de 2022.

“O foco é um elemento que orienta todas as nossas ações, como está expresso em nossa declaração de cultura. Além disso, nossa atuação é pautada por valores fortes e claros, o que nos traz a confiança de que seremos capazes de superar o cenário desafiador que deve se manter ao longo de 2023. Adicionalmente, expandimos nossa atuação para novas categorias, como cabos de fibra, tecnologia 5G, Digital Signage e automatizadores de portões, além de abrir novos canais de comercialização, o que também contribui para que a receita continue crescendo, independentemente do cenário macroeconômico”, finaliza o CEO Altair Silvestri.

Para conferir o Relatório de Sustentabilidade 2022acesse o site.