A empresa brasileira do setor varejista, Havan, iniciou as negociações para já efetivar a realização de uma oferta pública inicial (IPO).
A Havan pretende levantar o valor de, em média, R$ 10 bilhões por meio da abertura de capital.
Segundo dados do Valor Econômico, a empresa irá contratar como coordenadores da operação o Itaú BBA e a XP Investimentos. A decisão a respeito das demais instituições financeiras relacionadas irão ser divulgadas em breve.
Caso tenha sucesso em sua oferta inicial, a companhia terá um valor de mercado de R$ 100 bilhões. Em outras palavras, a Havan poderá passar a ter um valor superior ao das Lojas Americanas (LAME4) e a rede de lojas Magazine Luiza (MGLU3).
Além disso, a companhia poderá alcançar um crescimento para atuar em mais de 700 novas cidades.
Por fim, por meio da IPO, a Havan espera incrementar os investimentos em logística. O objetivo é criar um novo centro de distribuição e planejamento, medida fundamental para a expansão da companhia. Ademais, a empresa pretende também aumentar seus investimentos em crescimento digital, ação importante, sobretudo, nos dias de hoje.
Conheça a história da Havan
A companhia Havan surgiu em meados de 1986 na cidade de Brusque, em Santa Catarina.
A partir de 2010, houve o lançamento da megaloja em Barra Velha, intitulada a Parada Havan. No mesmo local também está o CDH (Centro de Distribuição Havan).
Segundo dados informados pela companhia, mais de 1 milhão de produtos são movimentados todos os dias no Centro de Distribuição. Além disso, a rede possui mais de 100 mil produtos nacionais e importados.
No site da Havan, a empresa informa que hoje existem mais de 1 milhão de m² em lojas construídas e a meta atual é chegar à 200 megalojas Havan até 2022.