Notícias

IPO Grupo GPS sairá "mais barato"; entenda melhor

Mais uma empresa se "barateia" para realizar seu IPO, dessa vez o Grupo GPS, que baixou sua faixa indicativa de preços. Confira.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O mercado está cada vez mais perspicaz com as ofertas de abertura de capital. Dessa vez, o Grupo GPS entrou na lista das empresas que abaixaram suas faixas de preço para conseguir realizar seu IPO. Dessa forma, a nova faixa indicativa de preços vai de R$ 11,25 a R$ 13.

Portanto, no meio da faixa o Grupo GPS levantaria R$ 2,25 bilhões – sendo 50/50 entre oferta primária e secundária. Além disso, no piso da faixa o valuation da companhia seria de R$ 7,60 bilhões, negociando a 14x EBITDA estimado para 2021. De acordo com a companhia, R$ 320 milhões será para pagar dividendos e todo o restante será para M&A (mergers & aquisitions).

Assim sendo, vale dizer que a secundária do Grupo GPS dará saída parcial aos fundos Warbug Pincus e Gávea, que possuem 22% e 15% da empresa e venderão 50% de suas participações. Além disso, os sócios fundadores venderão uma pequena parcela, mas ainda permanecerão como controladores.

Sobre o Grupo GPS

A companhia presta serviços terceirizados de mão de obra “não qualificada”. Isto é, oferece serviços de limpeza, segurança, logística indoor, manutenção industrial e outros. Possui grandes clientes como Petrobras (PETR4), Pão de Açúcar (PCAR3) e Braskem (BRKM5).

Hoje, o Grupo GPS é líder de mercado, contudo, possui apenas 5% do market share. Portanto, uma das teses do IPO é que a companhia será a consolidadora do setor. E para dar confiabilidade a isso temos um track record de 30 M&As.

De acordo com o Grupo GPS, seu foco são empresas com faturamento entre R$ 100 milhões e R$ 500 milhões com ineficiências operacionais, com um bom portfólio de clientes e estejam em geografias estratégicas. Dessa forma, a companhia consegue melhorar e muito a eficiência das empresas adquiridas. As empresas compras a um múltiplo de 5x a 6x EBITDA chegam a 3x após as mudanças.

Sair da versão mobile