Notícias

IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações: empresa pode ir para bolsa?

Será que um IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações está vindo aí? Confira agora uma análise completa sobre a companhia que pode pintar na bolsa de valores!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Você já imaginou um IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações? A companhia Tok&Stok é um dos principais nomes do varejo brasileiro. Sendo referência em móveis e decoração no Brasil.

Além disso, a empresa tem destaque em Design, oferecendo produtos exclusivos e soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da Tok&Stok, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços. Desse modo, a empresa claramente demonstra certo destaque, e vem seduzindo investidores que desejam fazer parte do sucesso da empresa.

No entanto, será que um IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações vai sair do papel algum dia? Confira a análise completa agora!

O que é a Tok&Stok?

A Tok&Stok é uma empresa varejista de móveis e decoração que surgiu em 1978, fruto do empreendedorismo do casal Régis e Ghislaine Dubrule, recém-chegado da França ao Brasil. O nome resume bem o conceito inovador que seus fundadores desejavam implantar no país: a palavra “Tok” refere-se ao design arrojado de seus produtos e “Stok” menciona a disponibilidade desses móveis para retirada imediata.

O brilho da Tok&Stok: o caminho para IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações

A companhia vem conquistando seu espaço no mercado estabelecendo alguns diferenciais competitivos de suas principais concorrentes.

A companhia aposta na parceria com designers nacionais e internacionais. Assim, tem como resultado produtos com design de qualidade a preços acessíveis, onde é possível adquirir uma peça assinada por um preço convidativo. Além dos apelos ao consumidor, a companhia oferece uma solidez operacional, com opções de pronta retirada, além de descontos para os clientes que optem por realizar a retirada e montagem do produto por conta própria.

Este sistema de operação consolidado traz para a companhia um dos pontos mais essenciais para se ter sucesso na bolsa de valores: bom desempenho operacional.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Se você está “caindo de paraquedas” hoje na Bolsa de Valores, você precisa saber alguns pontos essenciais para manter a rentabilidade de seus investimentos.

Primeiramente, antes de entrar no IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações, vamos entender um pouco mais sobre o mercado de ações.

A primeira regra de ouro do mercado é a mesma regra de ouro da economia em geral: Oferta x Demanda. A regra é simples, quanto maior a demanda por um produto e menor a oferta, maior o valor do produto.

Em outras palavras, imagine o seguinte cenário. Você chega em uma loja de sapatos, em uma semana de promoção, a maior parte do estoque da loja é vendido. No entanto, você e outros dois clientes chegam para comprar respectivos pares de sapatos.

Como a empresa está em uma semana de muitas vendas, a loja tem somente um par de sapatos, de numeração 42. O sapato é da mesma numeração que a sua e de um dos clientes. O cliente de numeração diferente perderia o interesse de imediato no sapato. Enquanto você e o outro cliente provavelmente ofereceriam um valor maior que o marcado no produto para o levar para casa. As leis da Oferta e da Demanda regem o mercado em geral, e obviamente o mercado financeiro não escapa deste movimento.

As ações do mercado de ações são simplesmente “produtos financeiros”. Logo, as ações de empresas mais visadas e desejadas, terão os maiores preços.

No entanto, ao contrário do mercado tradicional, o mercado de ações é regulado em tempo real, com o valor das ações oscilando de acordo com as variações de interesse do mercado. Isso é o que chamamos no mercado financeiro de cotação.

Contudo, você já pensou nos motivos que fazem a cotação de uma ação variar?

O que leva a variação de cotação?

Neste contexto, fica claro que as ações estão suscetíveis as variações do mercado. Mas o que seriam exatamente estas variações?

Antes de entrar no IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações, você precisa entender os pontos que irão valorizar (ou desvalorizar) uma ação.

O mercado está ligado a economia em geral. Portanto, expectativas ruins gerais de mercado, tendem a prejudicar o desempenho de ações. Um bom exemplo disso foi a bolsa em 2021. Afinal, o receio com os riscos de sistema, como o covid e a proximidade das eleições presidenciais, afetaram diretamente o principal indicador do mercado brasileiro: o Ibovespa.

Os motivos gerais do que chamamos de “macroeconomia” são praticamente ilimitados. Por isso, é mais interessante observar o comportamento específico de sua empresa desejada do que as especulações gerais da bolsa.

Um cenário assustador para IPOs

Apenas nos 13 primeiros dias de 2022 , cinco empresas constam na lista de desistência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para cancelarem seus processos de oferta pública inicial de ações, são elas: 

O processo de IPO é um importante marco para um companhia. Afinal, ser listada em Bolsa abre um gama de novas possibilidades para atração de recursos e de visibilidade para a empresa. Desse modo, fornecendo as ferramentas necessárias para expandir e reformular a estruturação de suas operações.

Portanto, a decisão das companhias não parece nenhum exagero quando olhamos o histórico de 2021. Um ano que não foi nem um pouco receptivo para as estreantes da bolsa. Afinal, a grande maioria dos IPOs de 2021 derreteram. Assim, complicando o cenário para um possível IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações.

2022 se apresenta ao mercado como “2021: parte dois”, devido à semelhança dos aspectos econômicos gerais. No entanto, ainda conta com a aproximação da eleição. 

Afinal, o mercado começou a precificar a questão fiscal (ampliação de gastos), possíveis escolhas do próximo mandato (ainda que apenas no mundo das ideias), além das complicações do cenário internacional que afetam nossa economia. 

Esse cenário prejudica as expectativas para a volta de um processo de IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações, que bateu na trave algumas vezes nos últimos anos.

IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações

Se hoje ainda não existe um IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações, pode ter certeza que não é por falta de vontade do conselho admistrativo da empresa. Afinal, a Tok&Stok martelou a comissão de valores mobiliários algumas vezes nos últimos 3 anos em busca de uma listagem na B3.

Em março de 2019 o Fundo de Investimentos Carlyle, principal acionista da Tok&Stok, anunciou o adiamento da abertura de capital, alegando que o mercado não estava favorável e, por isso, iria seguir, por meio de recursos disponíveis. Em outubro de 2020 entrou com novo pedido de IPO na B3, mas em maio de 2021, novamente solicitou cancelamento do pedido, preferindo aguardar um momento mais oportuno.

Um IPO Tok&Stok | Tok&Stok Ações irá acontecer. No entanto, resta esperar o momento que a companhia considerá mais oportuno para arriscar uma listagem em Bolsa!

Sair da versão mobile