O Itaú Unibanco realiza mais um importante movimento no âmbito do Open Finance neste mês de outubro. A instituição financeira é referência na agenda e possui hoje diversas soluções com base nos dados compartilhados pelos clientes, como ferramentas de gestão financeira para PF e PJ, além de ofertas mais personalizadas. Em duas etapas consecutivas, todos os 90 mil colaboradores e os mais de 30 milhões de clientes pessoa física do banco poderão ter acesso a funcionalidades do Iniciador de Pagamentos. A iniciativa é resultado do trabalho iniciado em abril de 2022, quando o banco foi homologado pelo Banco Central para operar como iniciador de pagamentos.
A iniciação otimiza o processo de pagamento de modo que o usuário seja redirecionado automaticamente para concluir sua transação, promovendo maior comodidade ao cliente.
“O cliente poderá contar com a experiência dos canais Itaú para a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, afirma Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco.
A primeira abertura da funcionalidade ocorre no dia 14, sexta-feira, para todos os colaboradores da instituição; Já a segunda etapa é destinada aos clientes Pessoa Física. A expectativa é que na primeira quinzena de Novembro todos os clientes PFs do banco já possam realizar PIX no app do Itaú utilizando saldos de outras instituições financeiras. Em breve, a funcionalidade também estará disponível para clientes Pessoa Jurídica (PJ).
Num primeiro momento, o iniciador esteve disponível para uma base selecionada de colaboradores e clientes. Foi também uma etapa de validação e experimentação, com poucos participantes e transações para garantir a melhor experiência e jornada de iniciação.
“O iniciação de pagamentos está sendo lançada após uma etapa importante de estudos e testes para garantir segurança e praticidade”, afirma Marcos Cavagnoli.