O Itaú Unibanco encerrou o primeiro semestre com um crescimento de 64,4% na originação de consórcios, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso representa um volume aproximado de R$ 12 bilhões, recorde histórico do banco na modalidade. Em quantidade de cotas comercializadas, o aumento foi de 46,2% no mesmo intervalo, totalizando mais de 118 mil cotas. Destaques para os segmentos de automóveis e motocicletas, com crescimento de 46% e 220% respectivamente – em comparação aos primeiros seis meses de 2021.
Além disso, na mesma comparação semestral, o volume financeiro contemplado cresceu 34%.
“Desde o ano passado, temos acelerado e investido muito em nossa operação de consórcios, tornando a experiência do cliente cada vez mais fluida, ágil e digital. Essa transformação, aliada a preços competitivos, consultoria humana especializada e uma prateleira completa de produtos tem nos permitido alcançar resultados muito positivos. Superamos nossos próprios resultados de 2021 e temos crescido acima da média de mercado”, afirma Thales Ferreira Silva, diretor do Itaú Unibanco.
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o Sistema de Consórcios registrou o melhor 1º semestre dos últimos dez anos, com 1,8 milhão de novas cotas vendidas.
“De um ano para cá, também investimos muito em comunicação com objetivo de quebrar mitos sobre o produto e mostrar seus benefícios ao público de modo geral. Acreditamos nesse segmento e sabemos o quanto o consórcio pode trazer de vantagens para diversos perfis de clientes, em diferentes momentos de suas vidas”, completa Thales.
Além de reforçar o atendimento com especialistas, disponíveis para tirar dúvidas e prestar consultoria aos clientes que encontrarem necessidade, o Itaú digitalizou totalmente a sua jornada de contratação de consórcios para os clientes que desejarem realizar o processo completo no ambiente online. Pouco mais de um ano após oferecer o produto pelo app, uma parte relevante da produção de consórcios do banco já é realizada pelos canais digitais (aplicativo ou site do banco).