Notícias

Javier Milei na capa da Revista Time: Intitulado "O Radical"

A Time o descreve como um "anarco-capitalista", o que certamente despertará interesse em como ele está mudando a política no país..

Reprodução: Revista Time
Reprodução: Revista Time
  • Javier Milei apareceu na capa da Revista Time com seu reconhecimento internacional e reforçam “Está chocando o mundo”
  • A Revista o descreve como um “anarco-capitalista”
  • A Time explora a abordagem radical de Milei, apelidada por “terapia de choque”, para revigorar a economia argentina

Parece que Javier Milei está ganhando reconhecimento internacional pela sua ascensão à presidência da Argentina. A Revista Time o descreve como um “anarco-capitalista“, o que certamente despertará interesse em como ele está mudando a política no país.

Sua abordagem pode estar chocando alguns, mas certamente está gerando debate e atenção. A revista explora como suas ideias e políticas estão moldando a Argentina e como isso pode impactar o mundo.

ReproducaoRevistaTime
Reprodução: Revista Time

“Milei acredita ser pioneiro em uma abordagem que se tornará um modelo global.”

“A Argentina se tornará um modelo de como transformar um país em uma nação próspera”, Diz Milei.

“Eu não tenho dúvidas”, aponta a reportagem.

A Time explora a abordagem radical de Milei, apelidada por “terapia de choque”, para revigorar a economia argentina. Isso inclui medidas como o congelamento de projetos públicos, a desvalorização do peso em mais de 50% e a demissão de mais de 70 mil funcionários públicos. Mas a revista também aborda como “o pacote de austeridade”, de certa forma, afeta os argentinos em situações mais vulneráveis. Os quais, convivem com uma das inflações mais altas do mundo, de quase 300% por ano.

“Muitos argentinos foram forçados a carregar sacos de dinheiro, mesmo para pequenas transações; algumas lojas desistiram totalmente das etiquetas de preços. As medidas de Milei – cortando a ajuda federal, os subsídios aos transportes e à energia, e livrando-se dos controles de preços – fizeram com que o custo de vida disparasse”, afirma a reportagem.

Especulações à sua popularidade

Uma publicação americana apresenta uma extensa entrevista com o presidente argentino, apelidado de “excêntrico”, dessa forma, levantando especulações sobre se sua popularidade é sustentável a longo prazo ou se está fadada a cair. “Desmorone”, como citado.

O artigo, ainda, destaca que Milei tem um passado peculiar como “ex-guru de sexo tântrico”, conforme definido pelo próprio presidente. Dessa forma, ele ganhou notoriedade como “El Loco” devido às expressões “profanas” que costumava usar ao comentar sobre economia em programas de fofoca da TV.

Enquanto o presidente promete transformar o país em uma potência mundial, dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) revelam uma realidade desafiadora: em março, a atividade econômica registrou uma queda de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, o Indec também reportou que o PIB no primeiro trimestre deste ano apresentou uma redução de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2023.

A matéria ressalta que, durante a campanha eleitoral, o argentino buscou inspiração internacional ao prometer “tornar a Argentina grande novamente”. Uma frase reminiscente do slogan de Trump.

Além disso, o artigo, ainda destacou que o presidente “recorre a conselhos políticos que afirma receber por telepatia de seu falecido cachorro”, que faleceu há mais de 5 anos. A reportagem, então, mostra “peculiaridades que levantam questionamentos” sobre a sustentabilidade de seu apoio popular a longo prazo.