A JBS (JBSS3), maior empresa de carnes do mundo, contratou seu primeiro diretor global de Sustentabilidade, uma espécie de CSO. Assim, a empresa anunciou nesta manhã que Jason Weller é o novo diretor global de sustentabilidade da companhia. No novo cargo, o executivo liderará o esforço para diminuir os impactos da agricultura e fortalecer a oferta global de alimentos. Weller ingressa na JBS vindo da Truterra, onde ocupava o cargo de presidente do negócio de sustentabilidade.
Na Truterra, o executivo liderou esforços para ajudar agricultores da empresa a participar de oportunidades de mercado para práticas sustentáveis, bem como auxiliar parceiros de empresas de produtos de consumo a atingir metas de sustentabilidade na cadeia produtiva. Ele também atuou em órgãos como USDA e na Câmara dos EUA.
A contratação de Weller como CSO é um esforço para melhorar a percepção da JBS entre investidores ESG. A empresa tem sido criticada, junto com outros produtores de carne bovina, por não rastrear adequadamente sua cadeia de suprimentos e contribuir para o desmatamento.
Alcançar a meta de emissões zero não será fácil. A produção de carne bovina é notória pelas emissões, por conta dos gases que o próprio gado solta. Além disso, um dos maiores impulsionadores do efeito estufa é o desmatamento da Amazônia, que tem sido associado à pecuária.