Mais uma Joint Venture está surgindo no horizonte do mercado de capitais. A Randon (RAPT4) – a fabricante de carretas, freios e suspensões de Caxias do Sul – acaba de anunciar uma joint venture com a Gerdau para entrar no segmento de locação de caminhões e equipamentos, batendo de frente com a Vamos, que hoje domina amplamente esse mercado.
A Gerdau (GGBR4) está investindo por meio da Gerdau Next, seu braço de novos negócios focado em sustentabilidade, construção e mobilidade. A JV – que ainda não tem um nome – vai ser dividida 50/50 entre as duas empresas. Num primeiro momento, as companhias vão investir R$ 250 milhões na nova empresa – e o investimento será faseado em três anos (R$ 100 milhões neste ano, R$ 100 milhões no ano que vem e o restante em 2024).
A entrada da Randon em locação não é exatamente uma surpresa. Em agosto de 2020, a companhia já havia anunciado estudos preliminares para entrar nesse mercado. Considerando uma estrutura de capital, entre equity e dívida, de 50/50 ou de 70/30, o Bradesco BBI estima que a nova companhia poderia comprar uma frota de entre 1.740 a 2.900 caminhões ao longo dos próximos anos. Para efeito de comparação, a Vamos tem mais de 33 mil ativos (27 mil caminhões e 6,7 mil máquinas e equipamentos).
Os analistas do BTG também notaram que a iniciativa “abre uma nova avenida de crescimento de longo prazo” para a Randon, com uma linha receita “altamente previsível”, endereçando as preocupações com a ciclicidade do negócio.
As ações das companhias operam em sentido opostos no pregão desta segunda-feira: