Notícias

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

FED
FED

O Federal Reserve (Fed) manteve os juros do EUA inalterados nesta quarta-feira (20).

invista em acoes nos EUA
invista em acoes nos EUA

Nesta quarta-feira (20), O Fed (Banco Central dos Estados Unidos) manteve os juros do EUA em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano.

A medida já era esperada por economistas de Wall Street e veio após o comitê ter mantido o mesmo referencial na última reunião, que foi realizada em Janeiro deste ano.

De acordo com o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), não seria apropriado considerar a redução do intervalo de juros até que tenha maior confiança de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para 2%, a meta do Fed.

“Ao considerar quaisquer ajustes sobre o intervalo para a taxa dos fundos federais, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos”, ponderou o colegiado.

O Fomc ainda reforçou que a inflação dos EUA teve uma diminuição no ano passado, porém ainda permanece elevada. A inflação oficial do país está em 3,2% no acumulado de 12 meses até Fevereiro de 2024.

Após o anúncio da decisão, Jerome Powell, presidente do Fed afirmou que o aperto monetário pode ter atingido seu pico e disse esperar uma queda gradual da inflação.

“Os números realmente não mudaram a história geral, que é a de uma inflação caindo gradualmente”, afirmou ele.

Ainda em anúncio feito pelo Fomc, os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica do país “tem se expandido em um ritmo sólido”. E no mercado de trabalho, “os ganhos no emprego devem permanecer fortes e a taxa de desemprego continuará baixa”.

Após a decisão do Fed, os índices acionários do EUA, que operavam em campo negativo nesta quarta, viraram para uma alta. Ás 15h15, o S&P 500 subiu para 0,28%, enquanto o Nasdaq teve ganhos de 0,49%. O dólar caiu 0,81% e o Ibovespa subiu 0,77%.