Notícias

Juros no Brasil só deve cair no terceiro trimestre de 2023, aponta especialista

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

André Carvalho, gestor de investimento da Acura Capital, diz que “no Brasil, tivemos a divulgação do IBC-Br de março, que apresentou ligeira desaceleração de 0,15% m/m, no ano, no entanto o IBC-Br apresentou alta de 5,5% a/a, muito acima do consenso do mercado de 3,9% a/a. A atividade econômica vem se mostrando resiliente, reforçando a tese que uma queda de juros somente deverá ocorrer próximo ao terceiro trimestre deste ano.”

A declaração é feita mediante às divulgações nacionais e internacionais:

  • Na Europa, os dados de inflação, embora tenham saído dentro das expectativas do mercado, apontam que esta tem se mantido elevada: 7,00 a/a no CPI e 5,6% a/a no núcleo.
     
  • Nos Estados Unidos, a divulgação de indicadores de atividade econômica de abril, apresentando uma melhora marginal na indústria e uma desaceleração no consumo de bens nos dados do varejo – reforçando a visão que a atividade econômica deve ceder paulatinamente e os juros devem ser mantidos neste patamar durante este ano, sem necessidade de novos aumentos e com um possível afrouxamento monetário tendo início em 2024

Brasil: na quinta feira 25/05, a divulgação do IPCA-15 de maio, saindo de 0,57% m/m no mês de abril) e a votação na câmara do arcabouço fiscal.

  • IPCA-15 de abril, as expectativas estão em 0,62%m/m (4,18% a/a), saindo de 0,57% m/m no mês de abril
  • Por outro lado, nos Estados Unidos, temos as discussões e negociações para elevação do limite do teto da dívida americana. Vale lembrar que este limite já foi alterado 78 vezes desde 1960, no entanto caso as discussões e negociações se dilatem no tempo, será um fator de incerteza e volatilidade para o mercado.

André Carvalho – Gestor de investimentosda Acura Capital

Economista e Mestre em Economia pela FGV, com 15 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 10 anos como Gestor de portfólio em grandes investidores institucionais, gerindo Fundos de Renda Fia, ações, multimercado, imobiliários e de investimentos no exterior.

Sair da versão mobile