Notícias

Justiça marca audiência de conciliação com Samarco, Vale (VALE3), BHP e credores

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O juiz responsável pela recuperação judicial da Samarco Mineração marcou para o próximo dia 21 uma audiência.

Ou seja, de conciliação entre a empresa, seus acionistas, Vale (VALE3) e BHP Group e os credores financeiros. Isto é, para tentar chegar a um acordo relativo a duas propostas concorrentes de reestruturação da dívida.

Desse modo, os credores rejeitaram a última proposta de reestruturação oferecida pela Samarco numa assembleia no dia 18 de abril.

Ou seja, e apresentaram um mês depois um plano alternativo, pelo qual assumiriam o controle da empresa trocando a dívida por participação acionária.

Assim sendo, sindicatos representando funcionários da Samarco apresentaram um segundo plano de reestruturação no dia seguinte ao dos credores, em 19 de maio, com o apoio da empresa e de seus acionistas.

Dessa maneira, em sua decisão, o juiz Adilon Claver de Resende diz que a audiência de conciliação busca reduzir o litígio e chegar a um acordo entre as duas propostas.

Ainda não está definido como prosseguirá a reestruturação se não houver acordo e houver duas propostas concorrentes para votação.

Vale (VALE3): empresa pagou 63% mais tributos em 2021 com alta do minério de ferro

A mineradora Vale (VALE3) pagou 9,3 bilhões de dólares em impostos e royalties globalmente em 2021. Isto é, um aumento de 63% em relação a 2020.

Ou seja, em grande parte devido aos preços mais elevados de minério de ferro e cobre.

Desse modo, do total de tributos pagos pela Vale, 89% foram arrecadados no Brasil. Isto é, onde está a maior parte das operações da empresa –o equivalente a 45 bilhões de reais.

“Nossa contribuição tributária tem um papel fundamental no apoio às comunidades, pessoas e governos das regiões onde operamos, gerando um forte e positivo legado econômico, social e ambiental”,

disse o diretor Tributário Global, Octavio Bulcão, em nota.

Ademais, os dados fazem parte da terceira edição do Relatório de Transparência Fiscal da Vale. Isto é, que compartilha detalhes dos tributos que a empresa paga e das contribuições que faz para os lugares onde atua.

Nesse sentido, já a chamada “contribuição econômica global” da Vale alcançou 45,6 bilhões de dólares em 2021. Ademais, 317 bilhões de dólares nos últimos dez anos.

Esse valor considera, além dos tributos, os montantes pagos a fornecedores, os salários de mais de 200 mil empregados próprios e terceiros, os reinvestimentos, entre outros.

Assim sendo, o relatório, que teve sua primeira edição publicada em 2020, detalha os princípios para a abordagem da Vale em relação a tributos e investimentos.

Sair da versão mobile