De acordo com a pesquisa CEO Outlook 2021 — recorte Alemanha, 70% dos líderes empresariais deste país esperam que investimentos estratégicos em digitalização e sustentabilidade estejam relacionados entre si. Para as conclusões desse relatório, foram ouvidos 125 CEOs alemães que, mesmo com o panorama global atual, estão confiantes quanto às perspectivas de crescimento nos próximos três anos das instituições que comandam.
Pouco mais da metade dos CEOs das empresas alemães chegou a relatar uma redução no volume de negócios, no entanto, já existem algumas estratégias pensadas para contornar os problemas da crise.
“O aumento das atividades de fusão e aquisição é uma saída bastante inteligente e tende a ser escolhida por quase 60% dos CEOs em uma tentativa de resguardar as próprias empresas. Além disso, muitas organizações estão pretendendo montar consórcios industriais visando ao desenvolvimento de várias inovações tecnológicas. O otimismo dos empresários alemães não é em vão”, explica o sócio-líder da prática alemã da KPMG no Brasil, Karsten Pieper.
Como apresenta o estudo, os CEOs alemães estão considerando todos os lados para que os riscos no crescimento das organizações sejam reduzidos. Pelo menos 70% deles pretendem aumentar os investimentos em processos de inovação. Os empresários também apontam a cadeia de abastecimento e os problemas de reputação organizacional como ameaças para o desenvolvimento das instituições nos próximos anos.
“Os riscos para os negócios também englobam a questão da tributação global comum, estratégia que anda sendo bastante discutida. O setor público vem sendo pressionado para desenvolver esse sistema e, considerando o período de crise que vivemos, a maioria dos empresários considera a tributação mínima proposta como uma ameaça”, finaliza o líder.