A Saraiva (SLED3, SLED4) anunciou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2020.
A companhia apresentou uma receita bruta de R$ 27.960 milhões, o que corresponde a uma baixa de 82,7% no comparativo anual. Em 2019, a empresa havia atingido o valor de R$ 161.328 milhões.
A receita bruta advinda das lojas físicas apresentou uma redução de 95,6% em comparação ao mesmo período no ano passado. A receita desse segmento ficou no valor de R$ 4.636 milhões.
Em relação ao E-commerce, a receita bruta apresentou uma redução de 58,3% em relação ao segundo trimestre de 2019 por meio do valor de R$ 23.324 milhões.
A empresa destacou que o resultado apresentado foi impactado drasticamente por conta da pandemia da Covid-19, com o fechamento das lojas físicas, por conta do isolamento social.
Ademais, a Saraiva (SLED3, SLED4) divulgou um prejuízo líquido ajustado de R$ 66.4 milhões. O valor é maior que o prejuízo reportado no primeiro trimestre de 2020 por meio do montante de R$ 40.966 milhões.
Além disso, as despesas operacionais da companhia totalizaram o valor de R$ 41,1 milhões no segundo trimestre. O valor foi menor do que o apresentado no trimestre passado, no qual os custos recorrentes somavam R$ 77.634 milhões. Portanto, as despesas foram reduzidas em até 59,4%. Segundo o release da companhia, a Saraiva intensificou seus esforços com várias iniciativas para alcançar a diminuição dos custos.
Saraiva está em recuperação judicial desde 2018
Entre as medidas tomadas pela companhia para reverter os resultados alcançados, foram a readequação do mix de produtos, reestruturação do parque de lojas, migração da plataforma de e-commerce e, por fim, a redução de custos já mencionada anteriormente.
Na mensagem apresentada pela Administração, informa-se que a Saraiva passou por diversos processos de transformação, além de períodos desafiadores.
Diante da intensa crise que a empresa enfrenta desde de 2015, a Saraiva apresentou o pedido de recuperação judicial em novembro de 2018.