Depois de 20 anos de tentativas, finalmente os governos entram em acordo. Assim firma o livre comércio de bens, investimentos, serviços e compras governamentais.
Depois da troca de diversos líderes e muitas tratativas, foi nessa sexta(28) que finalmente o acordo entre os blocos foi fechado. O tratado será muito importante para o crescimento comercial dos países participantes.
Então o acordo irá abranger bens, serviços, investimentos e compras governamentais.
Ministros do Mercosul e da União Europeia concluem acordo
A mais de uma semana especialistas e técnicos negociavam e estudavam as melhores opções para a tratativa. Então como as negociações foram positivas os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados. Assim desde o dia 27 estavam em reuniões fechadas.
O acordo foi firmado em Bruxelas e é um importante acontecimento, um marco que poderá, economicamente, mudar o futuro dos países. Historicamente é o segundo maior acordo Europeu, perdendo apenas para o firmado com o Japão.
Maior acordo do Mercosul
O Mercosul ( Mercado comum sul) existe desde 1991 e em seu quase 30 anos esse é o maior acordo firmado. Hoje os países pertencentes ao bloco são:
- Brasil
- Argentina
- Uruguai
- Paraguai
Então com o acordo tarifas de produtos serão eliminadas:
- Produtos agrícolas
- Suco de laranja
- Frutas ( melões, melancias, laranjas, limões, e outras)
- Café solúvel
- Peixes, crustáceos e óleos vegetais
Assim todos os setores ganharam e muito com o acordo. Além disso haverá uma preferência para o exportadores Brasileiro. Então terão exclusividade em carnes bovina, suína e de aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel.
Antes do acordo apenas 24% das exportações do Brasil entravam na União Europeia (UE) sem tarifas. Então após assinatura praticamente 100% dos produtos estarão livres. Assim consequentemente deixando os preços competitivos e aumentando o mercado.
Assim na próxima semana será divulgado o acordo na integra mas ainda precisa ser aprovado. Então após assinado o acordo precisará ser aprovado no parlamento dos países envolvidos e pelos parlamentares da união europeia.