O Lula voltou a fazer declarações polêmicas durante uma entrevista à GloboNews, mandando um recado para os militares.
Lula a cada oportunidade que ganha para falar em público, consegue criticar algum ponto delicado. Algumas vezes ele critica o mercado, outros momentos a empresa e dessa última vez até os militares receberam críticas.
“Quem quiser fazer política, que tire a farda, renuncie a seu cargo, crie um partido e vá fazer política”, disse ele.
E obviamente, as declarações de Lula não caíram bem entre os militares, especialmente entre o general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Temer.
Em entrevista ao programa gaúcho Pampa Debates, Etchegoyen afirmou que as declarações de Lula demonstram “profunda covardia” e que Lula sabe que os generais não vão convocar a imprensa para responder à ofensa.
“Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo”, observou o militar. “Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados.”
Desde que saiu da cadeia, o petista tem subido o tom com as Forças Armadas e ele já revelou não ter confiança em parte dos militares. Esse sentimento levou o chefe do Executivo a manter em sua segurança, agentes da Polícia Federal, em vez da equipe do Gabinete de Segurança Institucional.