Notícias

Lula critica decisão do Copom e defende geração de empregos como prioridade para o país

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e aproveitou para comentar sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a taxa básica de juros, Selic, em 13,75% ao ano.

Lula afirmou que não há explicação para o juro estar tão alto e que a história julgará a decisão do Copom. Ele também comentou sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dizendo que se ele não quiser conversar com o presidente, não precisa, mas que ele precisa cumprir a lei.

O presidente ressaltou que, como presidente da República, não pode ficar discutindo cada relatório do Copom e que eles deveriam pagar o preço pelo que estão fazendo. Ele destacou a importância de gerar emprego para garantir a tranquilidade do povo.

Lula ainda criticou a indicação de Campos Neto para a presidência do Banco Central, dizendo que ele não foi eleito pelo povo nem indicado pelo presidente. Ele relembrou que, quando tinha Henrique Meirelles como indicado, conversava com ele. Para Lula, o Senado deve cuidar do presidente do Banco Central e o BC deve cuidar não só da política monetária, mas também do emprego, inflação e renda.

O presidente concluiu dizendo que é preciso encontrar um caminho para que a economia cresça e traga benefícios para a população.