Os brasileiros avaliam que a economia brasileira piorou no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com resultados da pesquisa do Datafolha, que foram divulgados na segunda-feira (25), 41% dos brasileiros acreditam que a economia piorou nos últimos meses, contra 28% que viram melhora.
No estudo anterior, referente ao mês de Dezembro, o pessimismo dos brasileiros estava em 35% e o otimismo, em 33%, o que configurava um empate técnico.
Essa é a primeira vez que o pessimismo supera o otimismo.
O Datafolha também perguntou sobre as perspectivas para o futuro e a expectativa de melhora dos brasileiros para os próximos meses caiu de 47% para 39% desde o mês de Dezembro, ainda acima da expectativa de piora, que saiu de 22% para 27%.
Para os brasileiros, os aspectos específicos da economia, em especial inflação e desemprego, não teve melhora alguma e eles seguem pessimistas. Exatos 60% esperam piora na inflação e quanto ao desemprego, a previsão de alta foi de 39% para 46%.
Governo Lula segue sendo reprovado
Segundo pesquisas do Datafolha, pela primeira vez em seu terceiro mandato, o índice de reprovação do governo Lula superou o otimismo em todas as áreas.
A aprovação oscilou três pontos para baixo e a reprovação, três para cima, desde a última pesquisa, realizada em Dezembro.
“Vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022”, destacou o datafolha.
Hoje, a imagem de Lula é negativa para 49%, enquanto a positiva está em 47%. Em Janeiro era positiva para 53% e negativa para 45%.
Entre Janeiro e Março, as avaliações negativas, ruins e péssimas, decolaram.