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M.Dias Branco apresenta queda de 89% no lucro do resultado 4T22

M Dias Branco
M Dias Branco

A M. Dias Branco, empresa líder nos mercados de biscoitos e massas no Brasil, divulgou na noite desta sexta-feira (17) seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2022 (4T22) e ao ano completo. De acordo com a companhia, houve uma queda expressiva no lucro líquido do quarto trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 15,5 milhões, o que representa uma baixa de 89,7%. Já o lucro líquido de 2022 foi de R$ 481,8 milhões, apresentando uma baixa de 4,6% em relação a 2021.

O Ebitda, que mede o lucro operacional da empresa antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, também apresentou uma queda de 33,6% na comparação anual, totalizando R$ 121,3 milhões no quarto trimestre e R$ 900,4 milhões no ano, o que representa uma alta de 31,7%.

A empresa explicou que os custos de produção foram impactados pela elevação dos preços de trigo e óleo de palma, que subiram a partir de fevereiro de 2022, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. Com cerca de quatro meses de estoque de insumos (incluindo hedge), a elevação desses custos impactou os resultados da M. Dias Branco mais fortemente no 4T22.

Em 2022, os custos dos produtos vendidos cresceram 29,2% em valores absolutos, representando 77,2% da receita líquida. Já no quarto trimestre, o percentual foi de 80,4% sobre a receita, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,6 pontos percentuais em comparação ao terceiro trimestre de 2022. Esse aumento é reflexo do aumento dos custos de trigo e óleo de palma devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

Apesar dos desafios enfrentados com os custos de produção, a receita líquida da M. Dias Branco apresentou um aumento de 27,7% no quarto trimestre em comparação ao mesmo período de 2021, totalizando R$ 2,765 bilhões. No ano completo, a receita líquida cresceu 29,6% em relação a 2021, chegando a R$ 10,129 bilhões. A empresa destacou que esse resultado foi fruto do aumento do preço médio em 28,5% e do volume em 0,9%, além do crescimento da receita de outras linhas de produtos em 104,1%, reflexo das aquisições da Latinex e Jasmine, que introduziram novas categorias com produtos de alto valor agregado.

A margem Ebitda no quarto trimestre apresentou uma queda de 4 pontos percentuais, de 8% para 4%, em relação ao mesmo período de 2021.

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