Notícias

Maioria das pessoas apontam o mau uso do cartão de crédito como o principal vilão do superendividamento, diz pesquisa da PROTESTE

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Neste mês, a PROTESTE, Associação de Consumidores, divulga os resultados da terceira edição da pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento”. O estudo foi realizado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, com 500 entrevistados.

A pesquisa tem como objetivo entender o grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento.

Vilões do superendividamento

74% dos entrevistados apontaram o mau uso do cartão de crédito como o maior vilão do superendividamento, 2% a mais em relação ao último ano. O desemprego também foi apontado como um fator de endividamento, ficando em segundo lugar com 37%. Já o cheque especial apresentou uma queda de 5% em relação à última pesquisa, com 37% em 2023.

Parcelamentos

De acordo com os resultados da pesquisa, 54% dos entrevistados parcelaram compras no setor de vestuário, 50% compras de supermercado e 45% compras de eletrônicos. Vale destacar que praticamente metade dos entrevistados deixou de pagar ao menos uma conta no último ano. Destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito — um aumento de 29% a mais que no ano passado –, 32% a conta de internet e 30% a conta de energia.

Pesquisa completa:

Além disso, a pesquisa também abordou o perfil dos consumidores entrevistados, sendo possível traçar um perfil de endividamento do consumidor e destacar quais são as regiões mais endividadas de ambas as cidades.