A Santos Brasil (STBP3) anunciou na última segunda-feira (19) que seu conselho de administração aprovou a distribuição de dividendos intermediários no valor de R$ 31 milhões, correspondentes a R$ 0,035872616 por ação. O pagamento será feito em 15 de maio deste ano com base na posição acionária do dia 18 de abril.
O pagamento de dividendos é uma das maneiras pelas quais as empresas distribuem seus lucros aos acionistas. Quando uma empresa gera lucros, ela pode optar por reinvesti-los em sua operação ou distribuí-los aos acionistas na forma de dividendos. Essa distribuição é feita com base na participação acionária de cada investidor na empresa.
Os dividendos podem ser pagos em dinheiro ou em ações. Quando são pagos em dinheiro, o valor é geralmente definido pelo conselho de administração da empresa, com base nos resultados financeiros da companhia. Já quando são pagos em ações, os acionistas recebem novas ações da empresa em vez de dinheiro.
Os dividendos são diferentes dos Juros sobre Capital Próprio (JCP). Os JCP são uma forma de remuneração aos acionistas que são considerados uma despesa dedutível no imposto de renda da empresa. Porém, os dividendos não são considerados despesas e não são dedutíveis no imposto de renda, o que pode influenciar na decisão da empresa em escolher entre o pagamento de dividendos ou JCP.
Conhece a Agenda Dividendos?
Por fim, se você é um investidor que gosta de estar ligado e antenado as empresas que mais pagam dividendos no mercado, precisa acessar a nossa Agenda de Dividendos. Lá é possível conferir as principais datas de pagamentos, e as empresas que mais estão pagando dividendos acionistas. Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir.