Notícias

Sou MEI, posso contratar um empréstimo empresarial?

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Se você está pesquisando sobre o empréstimo MEI, fique feliz em saber que chegou no artigo certo.

Hoje nós vamos mostrar exatamente como funciona essa modalidade de financiamento. E também explicaremos um pouco sobre outras opções que podem ser interessantes para você, como um empréstimo pessoal e suas diversas variações.

Então aproveite as dicas que daremos ao longo deste artigo para se organizar financeiramente e entender qual modalidade de empréstimo vale mais a pena para você que é microempreendedor individual.

Existe empréstimo para MEI?

A boa notícia é que existe sim um tipo de empréstimo exclusivo para MEI, e diversos bancos já oferecem essa modalidade, como é o caso do Inter e do Santander, por exemplo.

De maneira geral, muitos microempreendedores acabaram passando por uma situação difícil depois da pandemia, que até hoje gerou consequências graves nos negócios.

Diante disso, muitos bancos abriram linhas de financiamento para esse tipo de empresário. Na maioria dos casos, as taxas de juros são menores do que as aplicadas para as grandes empresas. Além disso, você pode conseguir fechar um negócio em que a parcela paga ao final de cada mês também seja relativamente baixa.

Porém, vale comentar aqui que, na maioria dos casos, o valor liberado não é tão alto quanto em outros tipos de empréstimos empresariais. Por isso, dependendo do tipo de investimento que você queira fazer, pedir um empréstimo MEI pode não ser o suficiente.

Dessa forma, você pode precisar, por exemplo, de alguma linha de empréstimo pessoal ou outro tipo de financiamento.

E o empréstimo empresarial, posso contratar?

Cada instituição financeira possui sua própria política. Mas todas elas farão uma análise de crédito para entender como a sua empresa paga as contas e se vale a pena fazer um empréstimo para ela. Por isso, de maneira geral, sim, quem é MEI pode contratar um empréstimo empresarial, mesmo que não esteja dentro dessa modalidade de empresa.

Não costuma ocorrer uma regra em relação a isso. Mas o que pode acontecer é o banco negar a sua solicitação, principalmente se a sua empresa for nova e não conter um histórico para ele analisar se vale a pena ou não conceder este empréstimo.

Alguns bancos, inclusive, trabalham de forma oposta, só emprestam dinheiro para pequenas e médias empresas, que têm um certo teto de faturamento anual.

Diante disso, nós recomendamos que você realmente procure uma taxa de crédito que seja específica para o seu mercado, até para evitar pagar taxas muito altas, mesmo que, com isso, você consiga um valor maior. Até isso requer mais cuidados para não acabar se endividando.

Existe alguma outra opção de empréstimo?

Se você estiver analisando todas as opções possíveis, também vamos te mostrar como funcionam outras opções de financiamento, como o empréstimo pessoal e o empréstimo com garantia. Assim, você consegue identificar qual delas vale mais a pena para o seu caso, a fim de fazer o seu negócio prosperar.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um dos mais conhecidos do mercado. Muitas vezes, até negativados conseguem fazer esse tipo de financiamento.

O interessante dele é que o banco faz uma análise em cima do seu histórico como um bom pagador, do seu atual salário e de outros fatores que podem influenciar na decisão de conceder o crédito.

Com isso, você costuma poder pedir emprestado um valor que o banco considere confiável de que você vai pagar.

Porém, esse tipo de empréstimo costuma ter uma das taxas mais altas do mercado. Por isso, muitas pessoas acabam se enrolando financeiramente e criando dívidas porque não conseguem pagar as parcelas mensais. Com isso,os juros só vão crescendo.

Dessa forma, só peça um empréstimo pessoal se você realmente achar que ele vale a pena e se você não conseguir outras modalidades de crédito.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia também é uma forma de empréstimo pessoal, visto que ele é atrelado ao CPF.

Nesse modelo você coloca algum bem, geralmente um imóvel ou um carro, como garantia de que pagará o crédito que está sendo solicitado. Mas existem instituições financeiras que aceitam até celular como garantia desse pagamento.

É claro que você vai obter um valor diferente se você tiver um celular ou uma casa no seu nome. Por isso, quanto mais alto for o valor do seu bem, mais chance você tem de conseguir também um crédito bom e um número interessante de parcelas para quitar aquele valor.

Ao mesmo tempo, quanto mais caro for o bem, também costuma ser menor a taxa de juros. Ou seja, em um empréstimo com garantia de imóvel as taxas são mais baixas do que o com garantia de veículo. E esse também tem uma taxa mais baixa do que o empréstimo com garantia de celular.

Mas é claro que, para você usar essa modalidade, precisa ter algum bem em seu nome. E, mesmo assim, a instituição financeira ainda vai avaliar se considera seguro oferecer este crédito para você. Tudo depende do seu histórico de bom pagador e de como costuma lidar com as suas finanças.

Como escolher o melhor tipo de empréstimo?

Para escolher o melhor tipo de empréstimo para você alavancar o seu negócio, nós recomendamos que você utilize o simulador de empréstimo de Juros Baixos. Com ele, você consegue identificar qual opção vale mais a pena, ou seja, com qual instituição financeira é melhor você fechar negócio.

Tudo isso analisando o valor possivelmente liberado e a quantidade de parcelas que você precisará arcar, além, é claro, de informações sobre a taxa de juros e outros dados importantes. Então não perca mais tempo e aproveite nosso simulador de empréstimo para estar cada vez mais perto de fazer o seu sonho se tornar realidade.

Sair da versão mobile