Notícias

MEI poderá contratar até 3 funcionários: confira mais mudanças

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Desde que o governo abriu iniciativa de formalização dos pequenos empresários e pequenas empresas, houve mudanças significativas na economia brasileira. O MEI representa essa formalização do comerciante informal, através da facilitação ao microempresário através da facilitação de pagamento de impostos.

Contudo, ainda existe muita dúvida referente quando o assunto é o MEI e sua vigência. Se você pretende se tornar um pequeno empreendedor, informe-se lendo a matéria abaixo.

As mudanças ocorridas no MEI

Anualmente a receita federal faz uma reavaliação dos microempreendedores para melhorar a condição de trabalho para os profissionais autônomos. O MEI é a forma encontrada para regularizar o trabalho do pequeno empresário ou das pequenas empresas.

Em outras palavras, existem muitos benefícios para quem sai da informalidade, como:

  • A possibilidade da emissão de notas fiscais
  • A contratação de funcionários
  • Contribuição ao INSS e a efetivação de direitos àqueles que são devidamente regulamentados
  • O pagamento de um imposto único, o SIMPLES

Vale salientar que o microempresário deve possuir renda bruta de até R$ 81.000,00 por ano e não participar de outra empresa como sócio ou titular. Assim, garante a inclusão do seu negócio dentro da regulamentação do MEI.

Contudo, algumas mudanças foram efetuadas ao longo deste ano no MEI, sendo uma delas a possibilidade de contratação de mais de um funcionário. Essa iniciativa é chamada de “projeto verde e amarelo”, causará grandes mudanças no cenário da economia do país.

A criação do “projeto verde e amarelo” visa ampliar principalmente a criação de novos empregos no Brasil. Além disso, serão ofertadas novas categorias de empreendedorismo para facilitar a inclusão de novas empresas no MEI.

As modalidades a serem ofertadas inicialmente serão:

  • Motoristas de aplicativos
  • Entregadores
  • Ambulantes

A quantidade de funcionários permitidas aos pequenos empresários e às pequenas empresas será ampliada. Aumentará em cerca de 3 funcionários por microempresa, gerando um fluxo maior de empregos no país.

Sair da versão mobile