A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou durante uma conferência em São Paulo que a definição dos parâmetros pelo presidente Lula é o que resta para finalizar a proposta do novo arcabouço fiscal. Segundo a ministra, essa definição pode ser feita em apenas dois ou três dias.
Durante entrevista à imprensa após o evento, Tebet explicou que a moldura do arcabouço fiscal é simples e flexível, com parâmetros em caso de excepcionalidade. Ela ainda ressaltou que o governo está comprometido em zerar o déficit fiscal até o final do próximo ano.
Para alcançar essa meta, o governo baixou uma portaria interministerial para que todos os ministérios revejam as ações e programas do governo passado, além de reavaliarem todos os restos a pagar. Segundo Tebet, é possível zerar o déficit fiscal aumentando a receita sem aumentar impostos, com qualidade dos gastos públicos e corte de despesas desnecessárias ou de políticas públicas ineficientes.
A ministra concluiu afirmando que o governo tem dois anos para alcançar essa meta e que está trabalhando de forma séria e comprometida para cumprir com suas obrigações fiscais.