Linus Torvalds fez várias coisas incríveis. Ele é o criador do sistema operacional Linux e do Git, um famoso sistema de controle de versão distribuído. Mas ele não é o inventor do Bitcoin.
Um dos grandes mistérios da tecnologia é “Quem realmente é o inventor do Bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto?”.
Recentemente, algumas pessoas pensaram que poderia ser Linus Torvalds, o desenvolvedor por trás de um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, o Linux.
Esta história começou no site de notícias de criptomoedas, BeInCrypto.
Lá, um escritor argumentou que “o criador do Linux, Linus Torvalds, estaria afirmando que ele é Satoshi Nakamoto, o pai do Bitcoin.”
A razão para esta afirmação?
Em um repositório do kernel do Linux no GitHub, parecia que Torvalds havia alterado uma linha de código, onde ele adicionou “Name = I am Satoshi.”
Nome = Eu sou Satoshi
Isso foi suficiente para várias pessoas questionarem e diversos portais de notícias replicarem o acontecido.
A grande questão “Ele é ou não é?” foi debatido no Twitter e Reddit.
Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?
Nakamoto lançou a primeira versão do Bitcoin, versão 0.1, em um site de código-fonte aberto, SourceForge, além disso, ele também lançou a rede blockchain.
Ele nunca revelou nenhuma pista real sobre sua identidade, se afastou do envolvimento ativo do Bitcoin em meados de 2010. Desde então, ele desapareceu.
Houve muitas tentativas de identificá-lo. Por exemplo, a Newsweek ganhou as manchetes em 2014 quando o portal de notícias afirmou que Satoshi Nakamoto era um japonês quieto que morava na Califórnia chamado Satoshi Nakamoto.
O Nakamoto da vida real negou a história e não é mais considerado um dos principais suspeitos.
O próprio Torvalds foi suspeito como Nakamoto várias vezes. Mas ninguém que o conhece bem, jamais pensou que ele era o cérebro do Bitcoin.
Linus quando questionado negou que era o criador da maior criptomoeda do mundo.
“Receio que seja apenas um brincalhão tirando vantagem de como o GitHub funciona – ele compartilha objetos git entre diferentes repositórios, então você pode usar o “name” SHA1 de um objeto para especificar algo que você fez em sua própria árvore e depois usar meu repositório como o nome da web e faça parecer que seu objeto está na minha árvore.“
Disse ele.
Em outras palavras, o que Torvalds quis dizer que alguém aproveitou de uma funcionalidade do Github para fazer parecer que ele havia mudado o “name”.
Mas que isso é apenas uma das funcionalidades do sistema e que não é nada novo esse tipo de ação.
Contudo, por ser algo muito técnico, muitos que não entendem como funciona a plataforma acabaram caindo na pegadinha feita.
De qualquer forma, Torvalds não é Nakamoto.
“Então, não”, concluiu Torvalds, “infelizmente não sou o dono de um enorme estoque de bitcoins originais”.
Com isso, A verdadeira identidade de Nakamoto permanece em segredo.