Notícias

Netshoes é comprada pela Magazine Luiza por R$ 244 milhões

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

De acordo com a Magazine Luiza foi assinado o fechamento do negócio da compra da Netshoes no valor total de US$ 62 milhões. Então veja a seguir tudo sobre o ocorrido.

A varejista Magazine Luiza informou que fechou um acordo com ou gigante do mercado, a Netshoes. Assim a Magazine passa a ser proprietária de 100% das ações da empresa. De acordo com o comunicado as ações irão valer US$ 2.

Assim a Netshoes se tornará uma subsidiária da Magazine Luiza. Então os atuais acionistas receberão o valor de suas ações exclusivamente em dinheiro. Porém essa operação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da Netshoes em assembleia geral. De acordo com a legislação das Ilhas Cayman local da criação da subsidiária. Além disso precisa da aprovação do CADE, o órgão que regulamenta o mercado.

A varejista, antes de finalizar a compra, fechou um acordo com parte dos acionistas da Netshoes. No qual são donos de 47,9% das ações da companhia. Assim essa fatia se compromete em votar a favor da operação na futura assembleia.

A Magazine Luiza que é uma empresa de varejo e não estava sozinha na compra. A Netshoes que é uma empresa de vendas online do setor calçadista. Assim a outra empresa interessada na compra, que estava na disputa era a companhia de comércio eletrônico B2W. Que por sua vez é dona da Americanas.com e do Submarino. Porém a varejista saiu na frente nas negociações.

Vendas para salvar a empresa

Há alguns anos a Netshoes opera no negativo, todas suas operações são online. Desde que fez a sua IPO em 2017 onde o valor da ação era US$ 14,50 os negócios não foram bem. Então hoje o valor da ação que estava em US$ 2,65, terá o valor de US$ 2 depois da mudança para a Magazine Luiza.

A expectativa é positiva já que o mercado de artigos esportivos no Brasil sempre tem um excelente número, faturando mais de R$ 33 bilhões em 2018.

O grande problema é que o setor de venda online ainda é fraco dentro desse faturamento. Assim os números justificam a dificuldade já que a Netshoes tem apenas 4,6% do mercado Brasileiro das vendas contra 5,4% da líder no segmento, Centauro.

Além da venda para a Magazine Luiza, a Netshoes informou a venda das suas atividades na argentina para o grupo argentino BT8 S.A.  Com isso a Netshoes informou que o foco do investimento será no Brasil pois além de se desvincular na Argentina a empresa já tinha feito essa ação de venda no México para o grupo Sierra Capital, um fundo privado com investimentos na América Latina.