Donald Trump, o ex-presidente dos Estados Unidos, surpreendeu muitos ao lançar uma coleção de NFTs (Non-Fungible Tokens, ou tokens não-fungíveis, em português) no início deste ano.
Apesar das gozações e críticas, a coleção de 45.000 itens foi vendida rapidamente. No entanto, o preço base dessas imagens despencou 80% após um sucesso inicial.
Trump afirmou que algumas pessoas trataram seus NFTs como “o investimento do ano”, mas ele não os viu dessa forma. De acordo com o ex-presidente, ele lançou a coleção porque achou os itens “fofos”.
Em seu pico, o preço base dos NFTs de Trump chegou a 0,81 ETH (cerca de R$ 5.100 na cotação atual). No entanto, apenas duas semanas depois, eles já estão sendo negociados por apenas 0,17 ETH (aproximadamente R$ 1.050), representando uma queda de 80%.
É difícil prever se os NFTs terão um papel importante na criptoeconomia no futuro, assim como tiveram no início deste ano, quando os setores de metaverso e jogos P2E (pay-to-enter, ou pagamento para entrar, em português) decolaram. No entanto, é possível que outro personagem famoso possa agitar o mercado novamente no futuro.