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Nova CEO da Ânima Educação foca na retomada do crescimento

A executiva detalha a transição de liderança na Ânima, como uma nova perspectiva externa e seu compromisso com a retomada do crescimento.

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  • A nova CEO da Ânima Educação, Paula Harraca, é uma argentina que, inicialmente, não tinha muito interesse pelo Brasil
  • Paula possui um profundo conhecimento do Brasil, resultado de sua extensa trajetória profissional
  • Harraca, no entanto, está determinada a trazer uma nova visão e impulsionar o crescimento da companhia

A nova CEO da Ânima Educação (ANIM3), Paula Harraca, é uma argentina que, inicialmente, não tinha muito interesse pelo Brasil. No entanto, após 13 anos vivendo no Brasil, Harraca construiu uma vida significativa aqui.

Paula Harraca possui um profundo conhecimento do Brasil, talvez mais do que muitos brasileiros, resultado de sua extensa trajetória profissional. Antes de assumir a liderança da Ânima, ela trabalhou por duas décadas na ArcelorMittal, onde passou por diversas cidades ao redor do mundo. Sua carreira começou como trainee na Acindar, uma empresa de aços longos da Argentina. Esta, adquirida nos anos 2000 pela Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, e posteriormente incorporada pela siderúrgica de Luxemburgo. Durante sua jornada na indústria do aço, Harraca também viveu em Trinidad & Tobago e na Espanha, antes de se estabelecer definitivamente no Brasil.

Agora, à frente da Ânima Educação, Harraca está determinada a trazer uma nova visão e impulsionar o crescimento da companhia. Sua experiência internacional e sua imersão na cultura brasileira são ativos valiosos para sua nova posição, prometendo uma abordagem inovadora e estratégica para o futuro da empresa.

Experiências anteriores

Enquanto ainda estava na ArcelorMittal, Paula integrou o conselho consultivo da Una. Um centro universitário de Minas Gerais que eventualmente se tornou parte do ecossistema da Ânima (ANIM3). Em dezembro de 2023, após deixar a indústria do aço, ela foi nomeada para o conselho de administração da Ânima. Poucos meses depois, recebeu um convite dos fundadores Daniel Castanho e Marcelo Bueno para participar do processo de seleção para o cargo de CEO.

Agora oficialmente no cargo, Paula Harraca se destaca como a primeira mulher a liderar a Ânima. No entanto, ninguém fora do grupo de fundadores havia ocupado essa posição antes. Apesar de sua longa carreira na siderurgia, Paula sempre manteve uma forte conexão com o setor educacional, influenciada pelo exemplo de sua mãe, uma professora universitária com 50 anos de carreira.

 “Saía de casa às 6 da manhã para dar aula até às 7 da noite”, conta a executiva.

Foco da gestão

“Talvez minha principal missão neste momento seja cuidar de dois senhores: pragmatismo e propósito. E garantir que um não vai dominar o outro. O pragmatismo sem propósito não faz sentido. O propósito sem pragmatismo, é impotente. O desafio é equilibrar uma empresa muito pautada em propósito, que tem muitas iniciativas, com uma empresa muito empreendedora, que coloca todas essas ideias em uma estratégia, em um modelo de gestão. E eu trabalhei 20 anos no universo do aço criando essa conexão.” Conta Paula, em entrevista à Guideline.

A Ânima, contudo, possui uma excelente capacidade de contar histórias, precisa-se aprimorar o storytelling. Possui muitas histórias interessantes para compartilhar. Antes de capturar e gerar valor, é crucial que o percebam. Também devem entender como o presente financia os projetos futuros, aponta Paula. Descreve, ainda, que isso é essencial para qualquer organização, especialmente para a Ânima, que sempre foi pioneira e inovadora. Acredita também que 20% de ajustes podem liberar 80% de valor, dessa forma, ao combinar o núcleo do negócio com uma gestão mais simples e ágil.

“Não é uma empresa que precisa de um turnaround, pelo contrário, ela fez um progresso incrível nos últimos dois anos, depois de tantas tormentas que o setor atravessou. Teve o pós-pandemia, a própria integração com a Laureate que foi um processo imenso e as pessoas não fazem ideia do que representou em termos de integrar sistemas. Hoje a empresa está pronta para voltar a dar força às suas marcas e trabalhar esse top line de maneira mais estratégica.” Complementa, em entrevista, a nova CEO.