O Nubank anunciou no primeiro dia de novembro, segunda-feira, que protocolou o seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Securities and Exchange Commission (SEC). Ao mesmo tempo, a fintech veio ao mercado brasileiro, através da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fazer o pedido para a listagem aqui no Brasil.
Porém, o banco veio com uma jogada de marketing nunca antes vista, sendo pioneira. O Nubank vai investir em até R$ 225 milhões no projeto, para distribuir BDRs (Recibo das ações estrangeiras) de graça para seus clientes, transformando de clientes em sócios da companhia.
Dessa maneira, a ação de marketing tem um potencial imenso de multiplicar o número de brasileiros que investem em bolsa de valores. Nesse sentido, o Nubank está criando um ecossistema completo, transformando seus clientes em investidores. Dessa maneira, fazendo que, o Nu Invest tenha uma base de investidores gigantesca, fazendo jus a oferta de 2 bilhões de reais pela Easynvest.
Entretanto, caso essa ação de publicidade seja bem sucedida, pode trazer quase 23 milhões de pessoas para a bolsa. Nesse sentido, é importante ressaltar que na bolsa (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão) existem 3,9 milhões de contas de pessoas físicas que investem em bolsa.
Outro detalhe é que se a demanda chegar no máximo do Nubank, a publicidade terá alcançado o equivalente 65% da base de clientes ativos.
De acordo com a Nubank, a estratégia é atrair os NuSócios para o mundo dos investimentos. Dessa maneira, os clientes que receberem os BDRs não poderão se desfazer do ativo.
“Durante os primeiros 12 meses a partir da nossa entrada na bolsa, vamos cuidar do seu pedacinho. Enquanto você pode se familiarizar com o mundo dos investimentos – não será possível vender ou negociar a BDR. Vamos ter conteúdos para te ajudar nessa jornada“.