Para quem ainda duvidava que a Bolsa de Valores será uma verdadeira terra sem lei em 2022, acaba de ganhar novos argumentos para rever esta opinião.
Afinal, além das expectativas ruins para o mercado, como as altas taxas de juros e o fato de 2022 ser um ano eleitoral, 5 empresas que estavam preparando seus processos de listagem em bolsa — IPO na sigla em inglês — anunciaram sua desistência para a CVM! Confira agora mais detalhes.
Sem mais novas empresas na bolsa em 2022?
Em apenas 13 dias, cinco empresas constam na lista de desistência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para cancelarem seus processos de oferta pública inicial de ações, são elas:
- Monte Rodovias;
- Ammo Varejo;
- Dori Alimentos;
- Environmental ESG (empresa que faz parte da Ambipar);
- Vero Internet.
O processo de IPO é um importante marco para um companhia. Afinal, ser listada em Bolsa abre um gama de novas possibilidades para atração de recursos e de visibilidade para a empresa. Desse modo, fornecendo as ferramentas necessárias para expandir e reformular a estruturação de suas operações.
Portanto, a decisão das companhias não parece nenhum exagero quando olhamos o histórico de 2021. Um ano que não foi nem um pouco receptivo para as estreantes da bolsa. Afinal, a grande maioria dos IPOs de 2021 derreteram.
2022 se apresenta ao mercado como 2021: parte dois, devido à semelhança dos aspectos econômicos gerais. No entanto, ainda conta com a aproximação da eleição.
Afinal, o mercado começou a precificar a questão fiscal (ampliação de gastos), possíveis escolhas do próximo mandato (ainda que apenas no mundo das ideias), além das complicações do cenário internacional que afetam nossa economia.