Elon Musk, fundador de empresas como a Tesla e a SpaceX, anunciou na semana passada a compra do Twitter por US$ 44 bilhões. Com isso, a empresa deixa de ter suas ações negociadas na bolsa e passa a ter capital fechado. A transação deixou o mercado em alerta e receoso sobre os próximos passos.
Diante deste cenário, David Gobaud, fundador e CEO da Passfolio, corretora que permite operar na bolsa americana, fez uma análise da transação. O executivo avalia o que pode ainda acontecer e se, inclusive, esse novo negócio pode ter impacto no mundo das criptomoedas.
O Twitter (TWTR) aceitou uma oferta de US$ 44 bilhões para que a empresa se tornasse privada, embora a decisão tenha sido contrária à vontade do conselho, que lutou contra isso assim que Elon Musk assumiu participação de 9% na empresa.
Do ponto de vista de investimentos, significa que o negócio não está fechado.
Embora o conselho de administração do Twitter tenha aceitado o acordo, ainda há muitas coisas que precisam ser alinhadas para que a venda seja concluída.
Musk, que tem um longo histórico de iniciar negócios, incluindo PayPal, Tesla, Solar City e SpaceX, passará pelo processo de “due diligence” para ter uma melhor compreensão das operações do Twitter. Além disso, os acionistas do Twitter devem decidir se aceitam ou não a proposta. Jack Dorsey, cofundador do Twitter e grande acionista, apoia a oferta. Mas as coisas podem mudar.
Se o Twitter fechar seu capital, isso significaria que não seria mais negociado em mercados públicos. Portanto, os acionistas existentes, caso votem para aceitar o negócio, serão pagos por suas ações. Mas não haverá mais propriedade pública da empresa se o acordo for concluído.
Pode não ser uma má ideia para os acionistas aceitarem o negócio. Musk quer fazer mudanças na forma como o Twitter faz negócios, incluindo se livrar de seu gerador de receita, a publicidade.
E o acordo é alavancado em outros investimentos de Musk, incluindo um empréstimo caro baseado em suas ações da Tesla. Mas, novamente, esses tipos de negócios gigantescos levam muito tempo para prosseguir – pode levar seis meses ou mais antes que algo aconteça.
Musk quer eliminar anúncios, se livrar de spam e dar liberdade de expressão no Twitter. Mas o que isso poderia realmente significar para os negócios da empresa? É possível que esse lance faça com que o Twitter se torne mais amigável às criptomoedas.
Tanto Musk quanto Dorsey são grandes defensores das criptomoedas. Tanto a Tesla de Musk quanto a Dosey’s Block são duas empresas de capital aberto que possuem criptomoedas.
Os analistas estão curiosos para saber por que o conselho de administração do Twitter aceitou a primeira oferta de Musk pela empresa. Eles devem perceber algo que os de fora não percebem. É possível que apenas Musk possa ajudar o Twitter a crescer, uma empresa que tem uma história tumultuada entrando em outro capítulo ansioso.