- A Ótica Center busca novos gestores qualificados e comprometidos para expandir suas franquias
- Com 20 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, a empresa foca na classe C e desenvolve produtos e soluções que visam maximizar a rentabilidade da rede
- Oferece, portanto, dois modelos de franquia com metodologia exclusiva de treinamento, sistema próprio de gestão, facilidades de crédito e tecnologia avançada
A Ótica Center adota o espírito japonês do “Ganbatte” como base de sua cultura empresarial. Assim, incentivando seus colaboradores a “darem o melhor de si diante de desafios”. Com 20 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, a empresa foca na classe C e desenvolve produtos e soluções que visam maximizar a rentabilidade da rede.
Oferece dois modelos de franquia com metodologia exclusiva de treinamento, sistema próprio de gestão, facilidades de crédito e tecnologia avançada. Dessa forma, promovendo a fidelização dos clientes. Esse compromisso se reflete em resultados impressionantes: as franqueadas da Ótica Center têm um faturamento cinco vezes superior à média do setor. Ainda, com uma receita bruta anual média superior a R$ 3 milhões por unidade.
“Compartilhamos um modelo de negócio que aperfeiçoamos há 45 anos na Ótica Rubi, empresa da família que deu origem à Ótica Center, esta com foco no modelo de franquias. Nosso intuito é promover a melhor operação do setor”, aponta Marcio Kendi, fundador da Ótica Center.
Modelos de franquia
O modelo padrão de franquia da Ótica Center, denominado Smart, inclui lojas com pelo menos 80m², oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo laboratório interno de montagem. Requer um investimento inicial de R$ 421 mil, com um faturamento médio mensal bruto de R$ 300 mil.
Por outro lado, o modelo Turn, com investimento inicial de R$ 110 mil, apresenta um faturamento médio mensal bruto de R$ 180 mil.
“Trata-se de uma opção específica para empresários que querem virar a bandeira do negócio. Nesse caso, realizamos a adaptação do layout para aproveitar as estruturas existentes”, explica Kendi. “O prazo de retorno de ambas as opções varia de 10 a 18 meses.”
Quando o público-alvo de um negócio é a classe C, oferecer boas opções de parcelamento é crucial para o sucesso da empreitada. A Ótica Center atinge um ticket médio de R$ 700 ao disponibilizar crediário próprio.
Além disso, a metodologia exclusiva de gestão contribui significativamente para o êxito das franquias. Esse sistema inclui análises detalhadas e controle rigoroso de metas, dessa forma, estabelecendo de um jeito claro todas as rotinas operacionais.
“Nós oferecemos suporte abrangente ao franqueado, desde a escolha do ponto comercial até a integração dos sistemas e a gestão diária, sempre com o objetivo de aumentar o faturamento”, escreve o fundador.
Clientela e satisfação
Com expertise em sistemas e um time dedicado de Tecnologia da Informação focado em aprimorar a experiência dos consumidores, a tecnologia se torna uma aliada crucial para o negócio. Atualmente, o NPS (Net Promoter Score), métrica de satisfação dos clientes, alcança 90% numa escala que vai até 100.
“Os treinamentos recorrentes dos funcionários são outra frente que reflete na satisfação e fidelização dos clientes”, afirma Kendi.
“Vale lembrar que nós queremos prestar um bom serviço para os nossos clientes. Não queremos apenas um investidor, que não olhe de perto para a qualidade do negócio”, complementa.
A Ótica Center lança mensalmente 500 novos produtos entre suas sete marcas próprias, destacando-se a linha unissex de óculos de sol e grau ‘Frans’, conhecida por seu design exclusivo, praticidade e preço acessível. A apresentadora Ticiane Pinheiro, embaixadora oficial da marca, assina e promove esta linha de produtos.
A Ótica Center, atualmente com 20 lojas em operação no estado de São Paulo, planeja expandir suas operações com a abertura prevista de uma unidade em Piracicaba e sua primeira loja no Nordeste, em Salvador (BA), ambas programadas para maio. A meta da empresa é alcançar 130 franquias até 2029.