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Pague Menos (PGMN3) compra Extrafarma por R$ 700 mi e acelera crescimento

Nessa terça-feira, 18, a Pague Menos (PGMN3) anunciou a compra integral da rede de farmácias Extrafarma, pertencente à Ultrapar (UGPA3), por R$ 700 milhões. Acompanhe os detalhes, estimativas e mais informações sobre o negócio.

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Nessa terça-feira, 18, a Pague Menos (PGMN3) anunciou a compra integral da rede de farmácias Extrafarma, pertencente à Ultrapar (UGPA3), por R$ 700 milhões.

Vale dizer que o negócio tem grande peso para a companhia, visto que ela passará a ser a segunda maior rede de drogarias do Brasil, atrás apenas da Raia Drogasil (RADL3). Acompanhe os detalhes do fato relevante publicado pela empresa.

Sobre a Extrafarma

Em resumo, a Extrafarma é a sexta maior rede de farmácias do país. Nesse sentido, ela conta com 402 lojas distribuídas em 10 estados, 66% das quais atendem à classe média expandida, ou seja, das categorias B2/C/D.

No ano de 2020, a rede obteve uma receita bruta de R$ 2,1 bilhões, com margem bruta de 28%. Enquanto isso, o EBITDA alcançado no mesmo período foi de R$ 84,3 milhões.

Detalhes do Negócio

A princípio, o Grupo Ultra já havia comunicado a intenção de vender a sua participação na rede farmacêutica em fevereiro, inclusive mencionando a atual compradora. Nesse sentido, a medida faz parte plano de reestruturação do portfólio de ativos do grupo.

Assim, de acordo com o documento, a Pague Menos adquiriu 100% do capital social da Extrafarma, dividindo o valor total em três parcelas.

Em primeiro lugar, cerca de 50% será pago no fechamento da transação. Enquanto isso, o restante se dividirá igualmente em dois pagamentos para os próximos dois anos, começando a contagem a partir da data oficial de fechamento.

Pague Menos Extrafarma
Imagem: Facebook/Extrafarma.

Vale dizer que, pelo fato da Pague Menos também assumir o endividamento da Extrafarma, o valor total de R$ 700 milhões passará por ajustes do endividamento líquido e de capital de giro, além de outros eventuais ajustes até a data de fechamento.

Ao mesmo tempo, o negócio também precisará da aprovação dos acionistas em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), assim como a aprovação do CADE.

Sinergias e estimativas

Por meio da aquisição, a Pague Menos (PGMN3) passará a ter 1.503 pontos de venda ao todo. Mas o principal detalhe dessa expansão é o aumento da presença da rede sobretudo para as regiões Norte e Nordeste do país.

Em síntese, a estimativa para o market share da Pague Menos no Nordeste foi de 23,3% (vs. os 19,5% em 2020). Em seguida, o indicador para a região Norte projetou 18,9% (vs. 9,9% de 2020). Observando o Brasil, a estimativa do market share foi de 7,0% (vs. 5, 7% de 2020).

A aquisição da Extrafarma é um marco importante na aceleração da estratégia de crescimento da Pague Menos para reforçar a presença da Companhia nas regiões Norte e Nordeste, em uma combinação de ativos com posicionamento de marca, demografia e geografia complementares.”

Pague Menos, via fato relevante.

Pague Menos Extrafarma
Imagem: Divulgação/Extrafarma.

Além disso, a Pague Menos enxergou melhorias operacionais, na eficiência e na escala em quatro principais pilares: Receita; Margem Bruta; Logística e Distribuição; e Despesas indiretas. Em suma, as projeções foram as seguintes:

  • Receita: Aumento na venda média por loja devido à diminuição da ruptura, aumento de sortimento e serviços (Clinic Farma) e incremento na participação dos canais digitais;
  • Margem Bruta: Nivelamento de condições comerciais, bem como implementação da metodologia de vendor management para preencher a lacuna de 3 pontos percentuais entre as margens brutas das duas operações;
  • Logística e Distribuição: Economia relacionada à redução na quilometragem e redesenho da malha logística, com diminuição no tempo de abastecimento das lojas em até 45% para os estados impactados;
  • Despesas indiretas: Otimização de despesas indiretas relacionadas à estrutura de governança, e maior escala na contratação de serviços e suprimentos de lojas.

Portanto, com base nessas estimativas, a Pague Menos espera um aumento entre R$ 150 milhões e R$ 250 milhões para o EBITDA nos próximos três anos.