Notícias

Para decolar nova divisão operacional, Vale (VALE3) reforça seu time com "Braço-Direito" de Elon Musk

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Em dezembro de 2022, a Vale (VALE3) revelou durante um evento para investidores em Nova York que está buscando um investidor para compartilhar e acelerar a operação em sua unidade de metais básicos, agora denominada divisão de metais de transição energética. Essa unidade está buscando atender a crescente demanda por esses materiais usados na produção de baterias para carros elétricos. A Vale projeta que a entrada de um sócio seria essencial para dividir um investimento estimado em US$ 20 bilhões para atender esse mercado.

Enquanto a Vale negocia a chegada de um parceiro para essa empreitada, a empresa está reforçando o time da área e contratando um executivo com grande experiência no setor. Trata-se de Jerome Guillen, que foi presidente executivo da divisão automotiva da Tesla e é considerado um dos homens de confiança de Elon Musk. Guillen está se juntando à Vale como o primeiro diretor independente da área de metais de transição energética.

A Vale está buscando separar sua unidade de metais de transição energética para trazer talentos que possam ajudar a empresa a ganhar tração nessa área. Em maio de 2022, a Vale fechou um contrato com a Tesla para o fornecimento de níquel Classe 1 para a montadora. E em novembro de 2022, a Vale assinou um contrato de longo prazo para fornecer sulfato de níquel para a General Motors.

A Vale espera elevar a produção de cobre da divisão para 900 mil toneladas por ano até 2030. A venda de uma fatia envolveria uma participação minoritária de 10% na operação. A Vale espera compartilhar mais informações sobre essa venda ainda no primeiro semestre.