Notícias

Petrobras anuncia cumprimento do plano de negócios

Em anúncio feito nesta terça-feira (21), Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, disse que a Petrobras irá cumprir seu plano de investimentos

Foto/Reprodução Petrobras
Foto/Reprodução Petrobras

Sob nova gestão e com Madga Chambriard sendo a nova CEO da companhia, a Petrobras informou que cumprirá com o plano de investimentos já anunciado.

Em anúncio feito nesta terça-feira (21), Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, disse que a Petrobras irá cumprir seu plano de investimentos sem surpresas ao investidor, mas também terá a missão de impulsionar a economia do Brasil, com iniciativas para a ampliação da oferta de gás a custo mais baixo.

De acordo com Silveira, a Petrobras é uma empresa extremamente lucrativa e vai continuar responsável com seus investimentos.

“O plano de investimentos prevê investimentos com a maior celeridade possível para a gente conseguir devolver aos brasileiros suas potencialidades energéticas de forma adequada. Temos que estudar como aumentar a oferta de gás no Brasil e diminuir o preço”, destacou o ministro.

Para Silveira, Magda está chegando com muito gás, energia e com a força da mulher brasileira para fazer o Brasil crescer e nos orgulhar, combatendo as desigualdades. No entanto, há fatores muito além de força de vontade da nova CEO que podem limitar os projetos do governo, se eles não cumprirem os ritos de governança fortalecidos nos últimos anos.

Demissão de Prates e críticas

Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o presidente Jean Prates neste mês de Maio. No entanto, em comunicados oficiais enviados aos investidores, a Petrobras afirmou que a saída ocorreu “a pedido” e de “forma negociada”.

Prates comunicou que, uma vez aprovado o encerramento antecipado de seu mandato, assim, ele planeja apresentar sua renúncia como membro do Conselho de Administração da Petrobras.

“Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, afirmou o comunicado.

Jean Paul Prates, sofreu críticas e pressões públicas para que a Petrobras investisse mais em gás natural e acelerasse investimentos de interesse do governo, como o setor de fertilizantes e indústria naval. A troca no comando da estatal se deve ainda à cobrança por maior velocidade na execução dos projetos anunciados pela empresa, principalmente em relação à encomenda de navios aos estaleiros brasileiros.

Petrobras propõe aditivos ao Cade para Refino e Gás

Na segunda-feira (20), a Petrobras (PETR4) anunciou formalmente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma proposta de aditivos aos termos de compromisso de cessação (TCCs). Estes, estabelecidos previamente com o órgão, especificamente nas esferas de refino e gás.

Embora a estatal não tenha revelado os detalhes específicos dos aditivos, a Petrobras explicou em um comunicado divulgado que pretende ajustar as obrigações. Estas, originalmente acordadas nos TCCs às mudanças significativas ocorridas no mercado e, ainda, no ambiente regulatório desde a assinatura desses acordos.

Essa iniciativa sugere uma resposta estratégica da Petrobras às transformações dinâmicas no cenário econômico e regulatório. Destacando, assim, a busca contínua da empresa por adaptar suas operações. Além dos compromissos às demandas e desafios em constante evolução.

Sair da versão mobile