Notícias

Petrobras pode receber investimentos da Noruega

De acordo com um comunicadao divulgado pelo maior fundo de pensão da Noruega, a Petrobras (PETR3) voltou se ser elegível para receber investimentos.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

De acordo com um comunicadao divulgado pelo maior fundo de pensão da Noruega, a Petrobras (PETR3) voltou se ser elegível para receber investimentos.

O fundo KLP anunciou que a estatal mudou significativamente sua governança nos últimos anos, dessa maneira conseguiu reduzir o risco de corrupção. Segundo o comunicado o risco de corrupção na Petrobras foi ‘significativamente reduzido’. O fundo KLP possui patrimônio total estimado em R$430 bilhões. Desde 2014 a Petrobrás foi excluída de sua carteira de investimentos.

Vale destacar que a decisão do KLP em novamente aceitar a Petrobrás, se deu após outro importante fundo de investimentos o Council on Ethics – The Norwegian Government Pension Fund Global também retirar a Petrobras da lista de empresas sob observação. A empresa foi inserida na “lista negra” em janeiro de 2016. Contudo em dezembro do ano passado, o banco Council on Ethics – The Norwegian Government Pension Fund Global decidiu aceitar a recomendação do Conselho de Ética do Fundo Soberano da Noruega.

Segundo o conselho de ética da Noruega, foi notória a implementação pela Petrobras de medidas de combate à corrupção. Em sua recomendação ao banco, o Conselho de Ética ressalta a disposição da Petrobras em colaborar contra a corrupção na resolução dos casos.

Petrobras contra a corrupção

De fato nos últimos anos a estatal tem executado diversas medidas de combate à fraude e à corrupção das empresas com as quais a Petrobras faz negócios. A Petrobras também passou a aplicar o Background Check de Integridade (BCI), que se trata da checagem de integridade de todos os administradores, gestores e empregados que atuam em processos críticos.

Petrobras corte de empregos

Segundo informou ontem o jornal Valor economico, a Petrobras (PETR4) pretende reduzir o número de funcionários para um total de 30 mil pessoas. Atualmente, a Petrobras possui cerca de 45,5 mil funcionários. Sendo assim, isso pode resultar em um corte de 34% da força de pessoal da empresa.