Notícias

Petroleiras se unem para comprar campos da Petrobras; Entenda o caso

Grandes nomes do setor brasileiro de Petróleo estão juntando forças! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Alguns do principais nomes do setor de petróleo brasileiro estão se unindo para “competir” com a Petrobras.

A PetroRecôncavo (RECV3) e a Eneva (ENEV3) se uniram para fazer uma oferta conjunta pelo Polo Bahia-Terra, da Petrobras, que está sendo relicitado hoje. Bahia-Terra é um conjunto de dezenas de campos terrestres na região do Recôncavo Baiano. Portanto, traz consigo toda a infraestrutura de midstream, como dutos, uma UPGN e um parque de tanques, conectados ao terminal portuário de Madre de Deus e à Refinaria Landulfo Alves (RLAM).

Assim, a parceria permitirá à Eneva aplicar sua expertise na exploração da reserva de gás associada ao campo. Esta, estimada hoje em 7 bilhões de metros cúbicos – uma reserva na mesma escala do campo de Azulão. O que, segundo fontes do setor, permitiria à Eneva construir duas pequenas termelétricas, com capacidade somada de 460 MW.

Além disso, todas as demais operações já foram transferidas para operadores privados. Neste processo, a PetroRecôncavo comprou os polos Riacho da Forquilha, Remanso e Miranga; a 3R comprou ativos no Rio Grande do Norte e na Bahia; e a Origem Energia comprou o Polo Alagoas. Os campos maduros da Petrobras no Nordeste e na Bacia de Campos – que chegaram a produzir 100 mil boe/dia cinco anos atrás – sofreram um declínio agudo nos últimos anos. Isto é, com a Petrobras focando em seus ativos de classe mundial, os campos do pré-sal.

Ademais, em comunicado, a Petrobras confirmou o recebimento das propostas nesta data.

No entanto, segundo as companhias, a efetivação do negócio está sujeita à aceitação da oferta pela Petrobras, celebração de contrato e demais aprovações regulatórias competentes, como do órgão antitruste Cade e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dentre outros fatores. O valor da oferta não foi revelado.

Sair da versão mobile