Com o aumento das tensões entre Estados Unidos – China e as dúvidas sobre o impacto da pandemia de coronavírus na demanda por combustíveis. Impactaram o preço do petróleo.
Dessa maneira como conquência da diminuição dos deslocamentos após governos restringir a movimentação de pessoas e obrigar empresas a fechar as portas, a demanda por combustíveis despencou.
Dessa forma houve uma diminuição da necessidade da commodity, e como resultado desse aumento da demanda o preço do petróleo entrou numa tendência de baixa. Vale lembrar que nos últimos dias, o petróleo recebeu um estímulo apoiado pela retomada das atividades.
Assim que a China revelou que não vai publicar sua meta anual de crescimento, o mercado reagiu negativamente. Sendo assim como resultado o preço do petróleo despencou.
Por outro lado o governo chinês também prometeu que pretende aumentar os investimentos do governo. Afim de aliviar os impactos econômicos causados pela pandemia.
Outro fato também mexeu com o mercado. A reação dos Estados Unidos após a China anunciar que pretende impor uma nova lei de segurança nacional a Hong Kong, lançou um alerta no mercado.
Como resultado disso, Donald Trump, o presidente dos EUA, divulgou um alerta para o país asiático, declarando que Washington reagiria “de maneira muito forte”.
Com tudo isso os contratos futuros do petróleo fecharam em queda de 0,93 dólar, ou 2,6%, a 35,13 dólares por barril. O petróleo dos EUA fechou em leve baixa de 0,67 dólar, ou 2%, para 33,25 dólares o barril.
Em todo o acumulado da semana o petróleo Brent e o WTI tiveram ganhos de 8% e 13%. Desse modo analistas afirmam que esse impulso de alta é fraca e não se sustenta. Especialmente devido à possibilidade de uma segunda onda de infecções pelo coronavírus.
Produção de petróleo e gás no Brasil
A produção de petróleo e gás brasileira ficou praticamente estável no mês passado.
Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Números mostram que foram produzidos 3,738 milhões de barris de óleo por dia. Contra 3,739 milhões de boe/d em março, .
O resultado decorreu de uma queda de 0,51% na produção de petróleo.
A produção de petróleo foi de2,958 milhões de barris diários (b/d). Um aumento de 1,85% da produção de gás natural, para 124 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d).