Notícias

PIX: BC começa a testar sistema de pagamentos instantâneos

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Banco Central (BC) irá começar os testes do seu sistema de pagamentos que será instantâneo aqui no Brasil. Dessa forma, o Pix poderá ser simulado para verificar se os processos realmente serão realizados com sucesso.

Assim, a participação será voluntária e contam como a segunda etapa nos testes que serão realizados. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como o Pix irá funcionar no mercado.

Começa a segunda fase de testes do Pix

De acordo com o Banco Central (BC), o seu sistema de pagamentos chamado de Pix está em fase de testes. Desse modo, as instituições financeiras já estão autorizadas e fazer as simulações dos processos de pagamentos.

Assim, o objetivo é saber se de fato as transferências dos recursos são realizadas com sucesso na plataforma. Nesse sentido, os voluntários podem avaliar todas essas operações até a sua conclusão.

Por certo, essa simulação precisam testar todo o preenchimento que será feito com os dados necessários. Para que assim seja possível apontar erros ou mal funcionamento caso isso venha a ocorrer.

Além disso, todos os dados utilizados são fictícios, servindo apenas para alimentar o sistema nos testes. Ou seja, o sistema Pix permitirá com que os voluntários façam o teste a fim de verificar os resultados.

Então, a ferramenta irá permitir com que os usuários realizem os pagamentos usando apenas um dado recebedor. De fato, esses testes são importantes para que posteriormente o projeto possa ser lançado ao mercado.

Se tudo funcionar conforme o Banco Central (BC) espera, o sistema irá ser disponibilizado até o mês de novembro. Com isso, a praticidade será muito maior e os pagamentos serão instantâneos, o que e muito vantajoso.

Vale lembrar que essa já é a segunda etapa dos testes e o processo está aberto a quem quiser participar. Portanto, o Pix é uma inovação que o Banco Central (BC) trará em breve ao país.