O PIX, o novo sistema de pagamento brasileiro, foi aprovado e o Banco Central anunciou seu lançamento hoje. Em um comunicado o BC revelou que a data para início do novo sistema de pagamento será em 16 de novembro deste ano. Como se sabe o PIX integrará numa mesma rede todas as instituições bancárias participantes.
Segundo o BC informou os bancos ou processadores de pagamento participantes do PIX poderão cadastrar seus clientes já no início de outubro. Com o cadastro cada clientes receberá uma Chave PIX. Essa chave PIX pode ser o número de telefone celular, CPF, CNPJ ou endereço de e-mail do cliente, e atuará como um identificador do recebedor dos pagamentos por parte dos clientes. O PIX será o novo sistema de pagamentos adotado no Brasil, ele substituirá as transferências por TED e DOC. e seja uma alternativa moderna aos cartões de débito e até pagamentos em dinheiro.
De acordo com o BC, o preço de um pacote de dez transações pelo PIX vai custar cerca de R$ 0,01 para bancos e startups. A instituição que irá decidir se vão repassar ou não o valor para os clientes, contudo vale destacar que atualmente algumas intituições bancárias cobram cerca de R$10,00 por transferência. Uma economia e tanto hein?
O Banco central também anunciou a possibilidade de agendar uma transação por meio do PIX. Com isso será possível transformar boletos e contas de consumo em documentos com pagamento utilizando o novo sistema de pagamentos.
Pix: O que é?
O Pix é uma nova ferramenta para fazer transferências e pagar contas de forma rápida, sem ter que esperar dias para confirmar o pagamento ou a transferência. Em outras palavras, é um novo sistema que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até outras possibilidades. O meio de pagamentos funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, as transações serão realizadas em segundos.