Notícias

Portobello (PTBL3) mira crescimento no exterior para alavancar receita

Portobello (PTBL3) mira crescimento no exterior para alavancar receita.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Portobello (PTBL3) está encontrando na exportação uma forma de alavancar sua receita neste ano.

Assim sendo, a unidade de negócios, responsável por praticamente metade do faturamento do grupo em 2022, aponta crescimento de mais de 40% nas vendas ao exterior. Ou seja, nos nove primeiros meses do ano e vê espaço para mais.

De acordo com João Henrique Oliveira, CEO da unidade Portobello, dos cerca R$ 804,3 milhões que a unidade obteve de receita líquida de janeiro a setembro, pelo menos um quarto teve origem nas exportações.

Apesar de não dar um guidance para o segmento, diz que essa participação tem potencial para chegar a 50% do faturamento nos próximos anos.

“Nossas vendas ao exterior cresceram 43% neste ano [até setembro], e nós queremos exportar mais.

afirmou o CEO.

No auge do gargalo logístico, o executivo estima que pelo menos 50% do custo do produto à ponta da cadeia era do frete, o que acabava suprimindo as margens do negócio.

Atualmente, embora não divulgue o percentual, o CEO diz que essa participação do custo diminuiu a níveis próximos aos de 2019, o que já oferece mais competitividade à empresa.

Cada semestre uma região

“O mercado internacional para os revestimentos da Portobello enfrentou momentos distintos em 2022”

diz Oliveira

Se no primeiro semestre as vendas para os países da América do Sul foram o destaque, elas perderam força com a persistência do aperto monetário e da inflação alta na segunda metade do ano.