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Portobello (PTBL3) tem receita 29,7% maior no 4T21, na base anual

A Portobello anunciou oficialmente seus números referentes ao quarto trimestre de 2021. Confira mais detalhes na matéria a seguir.

portobello s a ptbl3
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Dando continuidade a temporada de resultados trimestrais, a Portobello (PTBL3) registrou lucro líquido de R$ 54,9 milhões no quarto trimestre de 2021. Isto é, alta de 57,8% na comparação anual. Desse modo, entre outubro e dezembro somaram receita líquida de R$ 520,2 milhões, número 29,7% maior ante o mesmo período de 2020.

Assim sendo, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia de revestimentos cerâmicos foi de R$ 94,5 milhões no quarto trimestre. Isto é, alta de 26,5%. Além disso, a margem Ebitda ficou em 18,2%. Isto é, queda de 0,5% sobre o ano anterior.

Dessa forma, em termos ajustados, com efeitos tributários e de decisões judiciais, o lucro líquido da Portobello foi de R$ 49,3 milhões. Isto é, alta de 41,5% na comparação anual.

Já o Ebitda recorrente foi de R$ 96,4 milhões, alta de 29,1%. A margem Ebitda ajustada foi de 18,5%.

De acordo com a própria empresa

“Em 2021 o Portobello Grupo apresentou a consolidação do novo nível de performance operacional que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2020”

diz a companhia

Outros dados da Portobello no 4T21

Nesse sentido, no ano, a Portobello registrou lucro líquido de R$ 216,2 milhões. Isto é, alta de 68,7% ante 2020. Assim, as receitas entre janeiro e dezembro somaram R$ 1,91 bilhão, alta de 43,6%.

Já o Ebitda foi de R$ 360,9 milhões, alta de 105,9%. A margem Ebitda ficou em 18,9%, alta de 5,7 pontos percentuais.

Diante disso, a dívida líquida da companhia ao fim de 2021 era de R$ 576,9 milhões, com alavancagem de 1,6 vez sobre o Ebitda. Isto é, uma redução de 0,7 vez na comparação anual, impulsionada pela alta no indicador e melhora no ciclo de conversão de caixa.

Logo, para 2022, a Portobello continua vendo o mercado de materiais de construção e acabamentos aquecido. Assim, a empresa estima crescimento de 20% na receita líquida, totalmente direcionado por aumento de preços e melhor mix de produtos para cobrir pressão de custos.