- A Positivo têm apresentado altas de quase 30% ao ano, isto após realizar mudanças estratégicas
- Estão começando a mostrar resultados, com uma maior diversificação de seus negócios
- Está focando, portanto, menos em produtos e mais em serviços e soluções
Por um tempo, a Positivo (POSI3) foi reconhecida não apenas como a pioneira na fabricação do primeiro computador brasileiro.
Sempre competiu em uma faixa de preços acessíveis contra marcas estrangeiras como Dell, Lenovo e HP.
Uma mudança significativa foi a alteração do nome de Positivo Informática para Positivo Tecnologia. Essas mudanças estratégicas estão começando a mostrar resultados, com uma maior diversificação de seus negócios. Além dos computadores, como notebooks e desktops, a empresa está ganhando relevância nos setores corporativo e governamental. Além disso, está focando menos em produtos e mais em serviços e soluções.
O mercado está claramente reconhecendo essa transformação. Após um declínio em 2023, as ações da empresa estão agora em alta de quase 30% neste ano. Somente em julho, registraram um aumento superior a 10%, indicando um período favorável para a companhia, segundo analistas.
Desde o início, a empresa percebeu os riscos da dependência das vendas de produtos, conforme destacado por Ivair Rodrigues, especialista da consultoria IT Data. Esse cenário se intensificava ainda mais devido à competição com gigantes internacionais. Assim, a Positivo iniciou uma estratégia de diversificação de receitas.
“Aqui a gente não está falando mais de vender produto. Estamos falando de vender soluções, vender o serviço e tudo mais”, comenta o especialista.
Expansão
As novas estratégias focaram em expandir para produtos como smartphones, através da parceria com a empresa chinesa Infinix, e no setor de servidores. Rodrigues também menciona a aquisição de uma empresa de segurança da informação e a virada com a compra do braço de TI da Algar Tech.
Segundo Felipe Moura, analista da Finacap, a dependência do varejo causava volatilidade nas receitas da empresa. Ele observa que houve uma alta significativa nas ações durante a pandemia, quando as vendas no varejo tiveram um aumento expressivo. Entre 2020 e meados de 2022, Moura destaca que a Positivo registrou, contudo, receitas recordes nesse segmento, impulsionadas pelo investimento em infraestrutura tecnológica pessoal.
“A companhia teve uma decisão extremamente acertada. E eles já vinham fazendo isso desde a época da pandemia, ao migrar a demanda deles justamente para o cliente corporativo, que tem uma procura muito mais resiliente e sempre precisa renovar a parte tecnológica e a infraestrutura – porque é o dia-a-dia deste tipo de cliente”, explica Felipe.
Execução com Algar Tech
Apesar de ser reconhecida tanto no varejo quanto em contratos com o governo, como fornecedora de urnas eletrônicas, a Positivo está focada em destacar seus serviços e soluções. Conforme explica Luiz Guilherme Palhares, diretor de relações com investidores da empresa.
“Estamos hoje executando todas essas avenidas, das quais, com mais destaque hoje, é essa parte de serviços. Temos um grau de confiança muito grande, porque nós profissionalizamos, nós trouxemos gente do mercado muito qualificada para assumir essa área corporativa”, afirma o diretor.
“Nós organizamos uma estrutura interna para atender voltada às necessidades dessas empresas, pela da ótica de produto ou de serviços, que a gente hoje consegue customizar”, complementa.
Luiz afirma que a aposta na divisão de serviços também permite a obtenção de receitas recorrentes. E, ainda, explica que a relação com cliente passa a ser em contrato relacional de 3 a 5 anos, garantindo as necessidades em primeira mão.
“Essa receita recorrente tem uma rentabilidade melhor do que a venda simplesmente de dispositivos. E ela exige um capital de giro menor também. Então, a frente de serviços é importante para a estratégia sobre a ótica do desempenho financeiro”, explica.