A contabilidade organizacional é essencial para a saúde operacional da empresa a longo prazo. Isso porque todas as obrigações financeiras, seja com público externo ou interno, são executadas pela contabilidade.
Dora Ramos, consultora contábil com mais de 30 anos de experiência e CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, explica que com a assessoria contábil é possível tomar as melhores decisões em relação ao futuro da companhia.
“A contabilidade é responsável por mensurar todos os dados financeiros, como receita, despesas, custos, lucratividade, além de analisá-los e comunicar a situação para o responsável da corporação”, explica.
Entretanto, para que tudo caminhe bem é preciso que as empresas também cumpram com o papel de encaminhar os documentos para o contador, afinal esses registros contêm informações que podem afetar a escrituração contábil do negócio.
Para ajudar nessa missão, Dora enumera os cinco principais documentos que as empresas devem enviar ao profissional mensalmente.
- Arquivos Eletrônicos: como nota fiscal paulista, redução z, arquivos do sped fiscal e XMLs das notas fiscais.
- Comprovantes e Notas fiscais: comprovantes de pagamentos de impostos, por exemplo, DAS e DARFs, declarações de despesas e receitas e todas as notas fiscais de entrada e saída.
- Controle de Estoque e Extratos: extratos bancários, aplicações, cartões de crédito, empréstimos e desconto de duplicatas.
- Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, contribuição sindical, entre outros.
- Recibos de pagamento e contratos: salários, pró-labore, férias, vale-transporte, atestados médicos de funcionários, locação, honorários, despesas e contratos a pagar.