O presidente russo seria a favor de um regulamento para os mineradores de bitcoin, apesar das recomendações de proibição do Banco da Rússia.
Vladimir Putin, apoia uma proposta do governo para incentivar a mineração de Bitcoin no país.
O apoio seria por meio de impostos claro e medidas para regular, em vez de seguir a sugestão do banco central de proibir a atividade.
O governo russo é contra medidas radicais e, em vez disso, busca promover uma indústria de mineração de Bitcoin saudável.
Nesse sentido, apresenta um novo conjunto de legislação destinado a tributar e regular esse mercado no país.
Putin apoia a posição do governo, diferente do Banco da Rússia que recomenda ao país que proíba os cidadãos de negociar e minerar bitcoins.
Nesse sentido, segundo o Banco, a medida de proibição é devido aos problemas de que a atividade possa representar certos riscos.
“O apoio do presidente, combinado com comentários públicos nesta semana, significa que as propostas provavelmente aprovarão”, segundo os especialistas.
Putin reconheceu a posição do banco central, mas destacou que a Rússia tinha algumas “vantagens competitivas” na mineração dada a energia barata.
O presidente também pediu ao governo e ao banco central que chegassem a um consenso em relação às cripto.
Na terça-feira, o Ministério das Finanças da Rússia disse para que o país não busque uma proibição completa das criptos.
Alertando que tal medida pode sair pela culatra e levar a uma Rússia travada em termos de inovação no setor.
“Precisamos regular, não proibir”, disse na terça-feira o diretor da política financeira do Ministério da Fazenda.
A energia do país barata levou a se tornar um viveiro para a mineração de Bitcoin depois que uma proibição chinesa da atividade no ano passado desencadeou um êxodo de mineradores.