Notícias

Quais são os tipos de fundo de investimento?

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Apesar do crescimento considerável de pessoas que passaram a investir em 2022, o tema ainda deixa diversas dúvidas, principalmente sobre os tipos existentes e qual ativo pode render mais. 

Fato é que opções não faltam e há diversas possibilidades de investimento, cada uma com seu risco e prazo para retorno. A seguir, o time de especialistas da Acura Investimentos mostra quais são os principais a médio e longo prazo para investidores de alto risco.  

Investimento de médio prazo

O resgate costuma ser entre 2 anos e 5 anos, e é considerada a opção para quem busca mais segurança. 

– Fundo de investimentos em Ações: com foco no perfil de investidores da bolsa de valores que não compram ações de empresas diretamente. São adquiridas cotas e um gestor realiza a estratégia que considera melhor para seus recursos.

– Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): modalidades de investimento em renda fixa, são títulos de crédito emitido por bancos para financiar o setor imobiliário e o agronegócio. O retorno financeiro vem através dos juros, assim como o CDB e é considerado de risco baixo. 

“Tanto LCI e LCA são ótimas opções de investimento, elas possuem isenção no IR (Imposto de Renda), ou seja, a rentabilidade não sofrerá desconto. Além disso, elas possuem baixo risco, pois caso a empresa quebre, a FGC garante o retorno do valor aplicado, com limite a R$ 250 mil”, comenta André Carvalho, Diretor de Portfólio da Acura Capital. 

“Por se tratar de opções de investimentos livres de taxas, tributos e serem acessíveis, a LCI e LCA vem se tornando cada vez mais atrativas para investidores. O fato de possuírem cobertura do FGC, com limite de R$250mil, traz um conforto para investidores caso haja imprevistos ao longo da aplicação. Se o investidor optar por uma dessas modalidades de investimento deve-se atentar a seu perfil para perdas, uma vez, que são papéis com menor liquidez se comparado a uma CDB, por exemplo”, comenta Gabrielle Bispo, Comercial e Middle da Acura Capital.

Investimento a longo prazo

Por último, temos as aplicações com duração de, no mínimo, 5 anos e algumas sem uma data de vencimento. Essas costumam ter melhores rendimentos, muito por conta do período que os juros são aplicados. 

Alguns investimentos, dos que já foram citados, podem ser a longo prazo, como o CDB, as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio.

 Fundo de Investimento no Exterior: aplicações que são atreladas a ativos de alguma moeda estrangeira. Assim como o FIEX, um capital de diversas pessoas, com o mesmo perfil de investimentos, é reunido e o gestor escolhe os melhores rentabilidade para todos os investidores.

– Fundos de Investimento Multimercado: assim como outros tipos de fundos de investimento, ele reúne recursos de diversos investidores para uma aplicação conjunta, sendo necessário um gestor do fundo, que fica responsável pela tomada de decisão sobre qual comprar e qual vender. O Multimercado dá a esse gestor mais possibilidades, tendo em vista que fica livre para escolher qual categoria é a mais próspera.

Além disso, é importante identificar qual tipo de investidor você busca ser, tem alguns que são de alto risco e outros que buscam fazer uma gestão de patrimônio. Veja melhor sobre eles abaixo:

Alto Risco: costuma ser realizado por investidores que já possuem um patrimônio alto, porque esse tipo de investimento não tem garantia de quanto será o retorno e nem se terá. É interessante porque o rendimento costuma ser mais alto do que os outros tipos.

Gestão de patrimônio: diferente dos investidores de alto risco, esse perfil costuma ser mais conservador e busca por baixos riscos e gosta de manter um planejamento.

Contar com empresas que realizam a gestão de recursos, como a Acura Capital, é extremamente importante, ela realiza um monitoramento de riscos e mantém uma comunicação constante com os investidores para manter as expectativas alinhadas.