Notícias

Queda do minério pesa e dados de produção e vendas da Vale recuam na prévia do 2T22

Vale8
Vale8

Se os investidores estavam receosos com os dados da Vale na prévia do segundo trimestre de 2022 devido às quedas do minério de ferro, e o medo se tornou real. A companhia de mineração acaba de anunciar seus dados, e os números vieram abaixo do esperado pelo mercado.

A mineradora avançou 17,4% na produção da matéria-prima do aço, em relação ao primeiro trimestre, com 74,1 milhões de toneladas métricas (Mt).

Mas a base de comparação trimestral foi afetada por paralisações nas operações motivadas pelas chuvas de início de ano. Quando confrontada com os números do mesmo período do ano anterior, a produção recua 1,2%.

As vendas da Vale (VALE3)

As vendas também trouxeram sinais negativos para a companhia: a Vale comercializou 64,3 Mt de minério de ferro entre abril e junho, queda de 2,3% ante o 2T21.

Mas a companhia já estava preparada para uma possível queda e comercializou um percentual maior de minérios de alta sílica – ou seja, com mais impurezas -, para aproveitar ds preços de mercado mais altos para esses produtos.

“A flexibilidade da cadeia de suprimentos da Vale nos permite ajustar a estratégia de vendas de acordo com as condições de mercado”, destaca, em nota, a empresa.

Confira também como foram as vendas de níquel e cobre na comparação anual:

  • Cobre: 51,5 Mt (-30,6%);
  • Níquel: 39,3 Mt (-17,1%);

Vale (VALE3) corta estimativas de produção

Além dos números do segundo trimestre, a Vale também atualizou o guidance de produção para 2022. A mineradora cortou as estimativas para o minério de ferro e cobre. Confira os novos números:

Produto Guidance de produção
Minério de Ferro 310-320 (Mt)
Pelotas 34-38 (Mt)
Níquel 175-190 (kt)
Cobre 270-285 (kt)

A queda mais brusca foi observada nas projeções para o cobre, que iam de 330 quilotoneladas (KT) a 355 (KT). Já o minério de ferro sofreu um corte de 10 Mt no limite inferior e de 15 Mt no teto do guidance.

Por fim, confira abaixo o comunicado completo:

Sair da versão mobile